top of page

Posts do fórum

PROFº SERENO AFONSO HEISLER
25 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Durante as aulas voltadas para conhecimentos geográficos, os alunos do 3º ano A e B, foram desafiados a encontrar a localização de suas residências através da utilização da tela interativa. Para isso, foi utilizado um aplicativo chamado Google Earth, com a função de apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves). Os educandos, primeiramente, receberam uma imagem de satélite impressa do centro do município vista de cima, na qual incluía o nome das ruas, dos estabelecimentos comerciais e industriais, das escolas, etc. A partir de então, o desafio foi encontrar as residências dos alunos partindo da escola como ponto de referência. No percurso, perceberam que saber o nome da rua onde se localizava sua residência facilitava o processo final, sendo uma informação importante na localização. Saber indicar pontos de referência também facilitava o chegada ao destino final. Dessa forma, foram introduzidos conceitos de rua, quadra e bairro. Foi um momento cheio de significado e de conhecimento para os alunos.
O lugar onde vivo content media
0
0
51
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
24 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Durante a semana de estudos sobre a história dos indígenas no Brasil, os alunos do 3º ano A e B descobriram que aqui no Rio Grande do Sul existiam "Os Sete Povos das Missões". Estes que foram controlados por padres jesuítas e deram origem a importantes cidades do Rio Grande do Sul. As ruínas deixadas pelos Sete Povos das Missões são atualmente sítios arqueológicos e patrimônio histórico da humanidade. Logo, pesquisamos a localização geográfica das Ruínas de São Miguel das Missões, através da tela interativa no Google Earth, que nos possibilitou contextualizar, visualizar e conhecer a história do local onde viviam indígenas Guaranis. Aprendemos mais sobre a cultura e modo de vida desses indígenas e como esses eventos históricos marcaram nossa história. Professora: Bruna Griesang
Os Sete Povos das Missões content media
0
0
74
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
23 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Para valorizar a pluralidade cultural brasileira, os estudantes foram convidados a assistirem um vídeo que retrata a cultura dos povos indígenas. Após foram trocadas ideias referentes a importância de valorizarmos e respeitarmos essa cultura, bem como, os ensinamentos que a mesma nos transmite. Vídeo disponível em: https://youtube.com/watch?v=2Q4BJzdfqHE&feature=shared Também trabalhou-se sobre o grafismo indígena, presente nas pinturas corporais, não somente como um acréscimo à beleza estética, mas também de significados sociológicos e religiosos. O grafismo foi representado pelos estudantes, objetivando trabalhar a cultura, por meio da arte. Turmas: 2⁰ Ano A e B Professora: Bárbara Weiss Monitora 2º ano A: Angélica Monitora 2º ano B: Roseli
Grafismo indígena! content media
0
0
37
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
22 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Para incentivar a leitura e a criatividade, foi disponibilizado para cada dupla um gibi. Este foi lido pela dupla e apresentado ao grupo. Após cada estudante produziu o seu gibi. As histórias em quadrinhos(gibis) contribuem significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem, pois é uma literatura que une duas linguagens, a linguagem verbal (palavras) e a linguagem não- verbal (imagens), juntas ensinam melhor, pois o estudante precisa ter atenção para compreender a mensagem do texto. Turmas: 2⁰ Ano A e B Professora: Bárbara Weiss; Monitora 2º ano A: Angélica; Monitora 2º ano B: Roseli.
Exploração com gibis! content media
0
0
36
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
18 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
A esperada letra cursiva (letra emendada) teve início nessa semana, sendo introduzida de forma lúdica e divertida. Foi preparado um território no pátio externo da escola, junto aos quadros pintantes. Cada estudante foi convidado a localizar o seu nome escrito com giz. Com pincel e água realizaram o traçado do nome. Aos poucos, serão introduzidos os traçados das letras, a escrita de palavras, frases e textos. Além de estimular o desenvolvimento motor, o senso de espaço, o movimento e a percepção, a letra cursiva auxilia na construção da escrita e da leitura. Turmas: 2⁰ Ano A e B Professora: Bárbara Weiss
Letra Cursiva! content media
0
0
56
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
17 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
A turma do 3º ano A se divertiu no contraturno com a brincadeira "Pega peça". O intuito da brincadeira é estimular a atenção, concentração e agilidade dos alunos.
Brincadeira pega peça  content media
0
0
41
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
12 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Cada estudante recebeu um balão. Após estourarem o mesmo, perceberam que o balão continha um desafio matemático e assim, os estudantes foram convidados a resolverem o desafio no quadro branco. O objetivo foi favorecer uma relação positiva com a matemática, facilitando a solução de problemas envolvendo cálculos, bem como, exercitar o cálculo mental. Turmas: 2⁰ Ano A e B Professora: Bárbara Weiss
BALÃO MATEMÁTICO content media
0
0
38
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
12 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Os alunos do 1º ano C no mês de março trabalharam com cores, usando tintas que já conheciam e descobrindo novas cores e diferentes maneiras de usar. Usando água, bicarbonato de sódio, álcool e açafrão descobriram a técnica da tinta invisível. Também fizeram pinturas em casquinhas de ovos para a páscoa usando canetinhas e vinagre, essa técnica da pintura em casquinhas era usada muito nos tempos de nossos avós assim resgatamos valores, o que despertou no aluno o querer mais, a busca por saber, aprender e descobrir. Os alunos ficaram admirados com o conhecimento adquirido.
PINTURAS content media
0
0
27
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
11 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Essa atividade de colagem com bolinhas de papel crepom auxilia no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, a criatividade e principalmente a concentração na hora de fazer a atividade dirigida.
DESENVOLVENDO A CONCENTRAÇÃO content media
0
0
25
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
11 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Na Educação as cores tem muito objetivos, entre eles desenvolver a coordenação motora, aguçar o raciocínio lógico, a criatividade, memorização e a sensibilidade. Atividade feita com tinta e pincel. 3º ano A
O estudo das cores
 content media
0
0
44
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
11 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Com o desenvolver de atividades de localização, visualização de mapas, brincadeiras e jogos. As turmas do 4º ano foram convidadas a experienciar de formas lúdicas os conhecimentos já visualizados anteriormente. A professora Deise, criou o jogo das localizações, afim de potencializar os vínculos da turma ao trabalhar em grupos, aprimorar a identificação dos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e localizar-se sobre o tabuleiro. Além disso, a turma foi convidada a fazer uma bússola para localizar-se e entender seu funcionamento. No desenvolver das tarefas, muitas risadas, conflitos dúvidas, mas também muitas aprendizagens firmadas.
EXPERIENCIANDO SABERES content media
0
0
39
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
11 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
A arte de ensinar ARTE, vai muito além do desenhar, do apresentar artistas famosos ou técnicas de como desenhar melhor. Cada sujeito tem a sua maneira e seu foco ao realizar a sua obra de arte, ou sua releitura. Com base nisso, os dois 4º anos, aprofundaram seus conhecimentos quanto as obras de arte do artista Leonardo Da Vinci. Ao longo da trajetória, aprendemos sobre a obra Ginevra De'Benci, a Última Ceia e recentemente a obra mais famosa feito pelo artista: Mona Lisa. A cada obra que perpassamos, aprendemos um pouco mais sobre: cores, texturas, o traçado, seus significados, a importância de determinada obra para nossa cultura e tantas outras maneiras de internalizar a arte. A turma foi até a igreja para contemplar as artes sacras e relacioná-las com os retratos de Da Vinci. Além disso, o Padre da Igreja Católica da nossa comunidade, explicou sobre a obra A última ceia e seu significado desta obra para os catolicistas.
ARTE QUE ENSINA content media
0
0
32
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
11 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
Ler é visitar milhares de lugares diferentes sem sair do lugar. Como destacou o autor Neil Gaiman: "um livro é um sonho que você segura na mão." Tornar os momentos de leitura divertidos, lúdicos e interessantes é um passo importante e necessário para desenvolver o gosto pela leitura nos pequenos. Assim, as turmas do 1° ano A e 1° ano B fizeram um momento de leitura ao ar livre. Foi significativo, aconchegante e repleto de descobertas e aprendizagens.
Hora da leitura content media
0
0
70
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
10 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
A turma do PRÉ 2 A está desenvolvendo a identidade dos alunos e com ela a escrita do nome de cada um. Durante esta proposta foram realizadas várias situações envolvendo a escrita do nome dos alunos com o objetivo do reconhecimento e escrita das letras q formam o nome de cada um. Foi uma proposta marcante na vida dos nossos alunos, pois eles vem demonstrando curiosidade e vontade de aprender cada dia mais!
Descobrindo as letras do nome! content media
0
0
18
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
10 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
O melhor lugar do mundo é dentro de um ABRAÇO!! Nesta situação de aprendizagem foi realizada a contação da história "QUERO UM ABRAÇO O QUE É QUE EU FAÇO?" Após foi realizada a conversação sobre a importância do abraço, da empatia e do respeito para com os outros. Foi enfeitada uma cadeirinha onde os alunos que se sentirem tristes, com saudades da família, ou sempre que sentirem necessidade, poderão se sentar nesta, que receberão um abraço afetuoso das professoras e dos colegas. Também escolhemos um MASCOTE para a turma, um URSO bem grande chamado de FOFINHO TED, nome escolhido carinhosamente pela turma, o qual também oferece aquele ABRAÇO DE URSO! A proposta foi realizada pela turma do PRÉ 2 A juntamente com a professora Suelize.
CADEIRINHA DO ABRAÇO! content media
0
0
28
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
10 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
A partir da contação da história: "O Monstro das Cores", cada criança pintou com tinta expressando a sua emoção, escolhendo a cor de acordo como estava sua emoção naquele dia, após secar a pintura realizada, com canetinha desenharam a expressão facial do seu monstrinho.
Reconhecer e expressar os sentimentos content media
0
0
30
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
10 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
As turmas do 1º Ano A e B no contraturno realizaram uma atividade envolvendo tinta com cores do outono. Na Atividade usaram como recurso de pintura a esponja. Possibilitando que a criança descubra um mundo cheio de cores, linhas, formas e sentimentos. Professora Ilaine
As cores do outono content media
0
0
59
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
10 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
A turma do Pré 2B fez um passeio pela cidade de Santa Clara do Sul com objetivo de apreciar os pontos importantes da cidade em comemoração ao aniversário de 32 anos do município. Primeiramente realizou-se uma caminhada em frente ao colégio estadual, em frente a igreja e a biblioteca pública. No segundo momento os alunos fizeram desenhos sobre os pontos turísticos e locais que gostam de Santa Clara do Sul e no coletivo foi feito um cartaz com os desenhos que foram expostos na parte externa da sala de aula. Para o fechamento da atividade realizamos um passeio de ônibus, passando pelo Pórtico, pela Estátua da Santa Clara, pelo Parque Linear, pelo Parque Odilo Klein e pelo Parque de Eventos Broenstrup. Esses momentos foram muito importantes, os alunos puderam observar e conversar sobre o município que vivem de maneira prazerosa. Professoras Evanira de F. Helfer e Janaína Lenhart.
Comemoração do aniversário de Santa Clara do Sul content media
0
0
27
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
10 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
O objetivo da brincadeira é promover um ambiente positivo e encorajar a troca de elogios entre as crianças. As crianças sentam em círculo e uma garrafa é girada. Quando a garrafa para, a pessoa apontada deve um elogio para outros participantes. É uma forma divertida de promover a autoestima e fortalecer laços entre os alunos. Profe: Horacia e Roseli
Garrafa dos elogios  content media
0
0
37
PROFº SERENO AFONSO HEISLER
08 de abr. de 2024
In Profº Sereno A. Heisler
No dia 3 de abril, a turma do 4º ano B recebeu a visita da nossa querida rainha de Santa Clara do Sul, Tainá Carvalho. Ela veio conversar sobre valores e bullying. Contou uma história sobre o bullying, "As sementes do respeito". Conversaram sobre os valores que cada um deve ter, falaram o quão ruim é sofrer ou praticar o bullying com os colegas. Confeccionaram um cartaz sobre os valores. Na turma diariamente se faz conversas sobre o bullying, levando os alunos a refletirem sobre as suas atitudes.
Praticar o bem faz bem content media
0
0
33

PROFº SERENO AFONSO HEISLER

Moderador do fórum
Mais ações
bottom of page