Vacinas contra aftosa devem ser retiradas na secretaria

Encerrado o roteiro no interior para a entrega das vacinas da campanha contra a febre aftosa, obrigatórias para bovinos e bubalinos, os produtores que ainda não retiraram as doses têm até o dia 30 deste mês para procurar a Secretaria Municipal da Agricultura. A partir deste ano, a equipe do município responsável pela distribuição do material deixou de realizar a entrega por propriedade, como ocorria em edições anteriores.

É obrigação do produtor informar corretamente a quantidade e a idade dos animais do seu rebanho. A declaração inadequada pode gerar notificações, multas e impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). A ação é indispensável para a erradicação da doença que compromete a produção agropecuária e tem impactos no comércio de produtos no exterior. O produtor deve transportar a vacina dentro de uma caixa de isopor com gelo suficiente para manter a temperatura entre 2°C e 8°C.

Foto Rafael Simonis