Programação de aniversário está definida

Apresentação da Banda do Exército e lançamento do programa municipal de educação são destaques

O Executivo programou dois dias de atividades alusivas aos 22 anos de emancipação político-administrativa. Na próxima quinta-feira, aniversário do município, as atrações começam às 9h com momento cívico, pronunciamento das autoridades e apresentação da Banda Marcial do Exército do 7º Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul, em frente ao Centro Administrativo, na Avenida Emancipação. As apresentações artísticas e culturais de alunos, como danças, cantos, declamações e encenações, por sua vez, serão realizadas no ginásio municipal, assim como a gincana cultural que ocorrerá à tarde e abordará a história do município.

E para completar os festejos de aniversário, no dia 23 de março será realizado Domingo na Praça. A programação se inicia às 15h. Um dos destaques é a peça teatral "Alaor, o contador de histórias em: Adeus Sarita", encenada por Alex Riegel. O ator e humorista tem mais de 20 anos de experiência no ramo de lazer e entretenimento. Ainda haverá apresentação de bandas locais, brinquedos infláveis, feira do produtor, tenda da leitura, mateada com a Ervateira Macedo, venda de bebidas e de lanches.

Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Leandro Braun, a programação foi dividida em dois momentos para oportunizar a participação de toda a comunidade. "Na próxima quinta-feira, as atividades serão mais simbólicas, reforçando a importância da data para o crescimento de Santa Clara do Sul. Já no domingo o evento terá um teor mais festivo, com atrações que envolvem toda a população".

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, salienta que as comemorações de 22 anos também marcarão o lançamento oficial do programa municipal "Escola e Família de Mãos Dadas". O objetivo é envolver a comunidade escolar, os órgãos públicos, as empresas, as igrejas e a população em geral no sentido de viabilizar mudanças no processo de ensino-aprendizagem que façam frente às transformações inerentes à globalização. "No mundo marcado pelo individualismo e pelo domínio das novas tecnologias necessitamos de uma construção coletiva de saber, de análise da realidade, de confrontação e intercâmbio de experiências".

Entre as ações do projeto estão o fortalecimento do programa Santa Clara Mais Leitor e a realização de uma pesquisa junto à comunidade para identificar as principais demandas, norteando o método de ensino. Outro destaque é a implantação do turno integral nos três colégios municipais situados no interior. Pela proposta serão atendidos estudantes do 1º ao 5º ano com atividades lúdicas e recreativas.

Foto Rafael Simonis

Estudantes preparam apresentações para os eventos que marcam o aniversário de 22 anos do município

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS