Pesquisador da República Tcheca visita o município

O município recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo tcheco Petr Polacovic na semana passada. Ele é pesquisador e criador do “Museu dos Compatriotas Emigrantes para o Brasil” na República Tcheca, um espaço dedicado exclusivamente ao estudo da imigração boêmia ao Brasil, e tem buscado informações sobre descendentes no Vale do Taquari.


Em Santa Clara do Sul, a comitiva visitou o cemitério municipal de Sampainho. Polacovic esteve acompanhado por Leonda Barbieri, que é descendente de famílias dessa localidade e por Paulo Reinaldo Freitag, que é genealogista e pesquisador da imigração boêmia, além de ser descendente de boêmios e da família Freitag de Sampainho.


O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Social, Márcio Luiz Haas, acompanhou a delegação na visita ao cemitério, antigo espaço multiconfessional que ficou abandonado por décadas até o município recuperá-lo. No cemitério, considerado um dos mais antigos da região, há vários imigrantes boêmios sepultados, tendo em vista que os vales dos arroios Sampaio e Sampainho foram destino de boêmios. “Para mim, isso foi uma novidade. Não tinha conhecimento desse fato”, salienta Polacovic.


De acordo com o pesquisador Paulo Freitag, será criado um grupo de trabalho para pesquisar mais afundo essa região e esclarecer os fatos históricos. “O senhor Polacovic elogiou o trabalho da prefeitura, por meio do secretário Márcio, de recuperar o cemitério, pois o considera um verdadeiro monumento histórico”, ressalta Freitag. A comitiva ainda destacou o progresso, o aspecto ordenado e a limpeza de Santa Clara do Sul.


Saiba mais


Boêmia é uma região histórica da Europa Central, ocupando os terços ocidental e médio da atual República Tcheca. O nome deriva de Boihaemum ou casa dos Boios, povo celta que migrou para essa região no início do século V a.C. Encontra-se em um platô da República Tcheca, rodeada por uma montanha cheia de florestas e de várias zonas verdes, além de ser atravessada por rios como o Elba e o Labe. A economia da região e o turismo cultural são baseados na agricultura e na mineração.


Foto Paulo Reinaldo Freitag



Pesquisador tcheco Petr Polakovic (e) com Leonda Barbieri e Márcio Haas no cemitério municipal de Sampainho

4 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon