Pesquisador da República Tcheca visita o município

O município recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo tcheco Petr Polacovic na semana passada. Ele é pesquisador e criador do “Museu dos Compatriotas Emigrantes para o Brasil” na República Tcheca, um espaço dedicado exclusivamente ao estudo da imigração boêmia ao Brasil, e tem buscado informações sobre descendentes no Vale do Taquari.

Em Santa Clara do Sul, a comitiva visitou o cemitério municipal de Sampainho. Polacovic esteve acompanhado por Leonda Barbieri, que é descendente de famílias dessa localidade e por Paulo Reinaldo Freitag, que é genealogista e pesquisador da imigração boêmia, além de ser descendente de boêmios e da família Freitag de Sampainho.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Social, Márcio Luiz Haas, acompanhou a delegação na visita ao cemitério, antigo espaço multiconfessional que ficou abandonado por décadas até o município recuperá-lo. No cemitério, considerado um dos mais antigos da região, há vários imigrantes boêmios sepultados, tendo em vista que os vales dos arroios Sampaio e Sampainho foram destino de boêmios. “Para mim, isso foi uma novidade. Não tinha conhecimento desse fato”, salienta Polacovic.

De acordo com o pesquisador Paulo Freitag, será criado um grupo de trabalho para pesquisar mais afundo essa região e esclarecer os fatos históricos. “O senhor Polacovic elogiou o trabalho da prefeitura, por meio do secretário Márcio, de recuperar o cemitério, pois o considera um verdadeiro monumento histórico”, ressalta Freitag. A comitiva ainda destacou o progresso, o aspecto ordenado e a limpeza de Santa Clara do Sul.

Saiba mais

Boêmia é uma região histórica da Europa Central, ocupando os terços ocidental e médio da atual República Tcheca. O nome deriva de Boihaemum ou casa dos Boios, povo celta que migrou para essa região no início do século V a.C. Encontra-se em um platô da República Tcheca, rodeada por uma montanha cheia de florestas e de várias zonas verdes, além de ser atravessada por rios como o Elba e o Labe. A economia da região e o turismo cultural são baseados na agricultura e na mineração.

Foto Paulo Reinaldo Freitag

Pesquisador tcheco Petr Polakovic (e) com Leonda Barbieri e Márcio Haas no cemitério municipal de Sampainho