Município investe na capacitação dos professores

Oferecer momentos de capacitação aos professores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Este tem sido um dos enfoques da Secretaria Municipal de Educação nesses primeiros meses de gestão, levando em conta a missão de governo que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas que moram no município.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, além de atualizarem os seus conceitos enquanto professores, os profissionais ficam mais preparados para potencializar o aprendizado das crianças e adolescentes. Ele acredita que a escola passa por um momento de ressignificação, o que exige dos educadores o uso de estratégias que estimulem os estudantes a terem prazer em ir à aula.

Um dos eventos de capacitação proporcionados aos professores foi o Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. Entre os objetivos esteve a qualificação dos profissionais da área no momento em que o setor passa por mudanças estruturais em virtude dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação e da nova Base Nacional Curricular.

Os temas abordados durante o evento foram a necessidade da inclusão, a criança como sujeito do processo de construção do conhecimento, a importância da articulação entre a Educação Infantil e as Séries Iniciais, o uso das tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem, as relações entre a infância e o meio ambiente, técnicas de controle de atenção para a sala de aula e a nova Base Curricular Nacional.

Educadora na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, Letícia Scherner salienta que a essência do trabalho do professor é na infância. Segundo ela, o fórum evidenciou que o tempo destinado a compartilhar saberes requer seriedade e respeito por todos os profissionais da educação.

Letícia ressalta a necessidade de uma formação continuada, seja por meio de leituras, estudos ou palestras, para sanar dificuldades e agregar conhecimento. “Como diz Manoel de Barros, a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças e barômetros. A importância de uma coisa há de ser medida pelo encantamento que ela produz em nós.”

A diretora da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, Jordana Giongo Heisler, menciona que os momentos de qualificação fazem os educadores repensarem a prática docente, o preparo profissional e a condução do processo de ensino-aprendizagem. “A participação no fórum proporcionou uma reflexão e trocas de experiências”. Acredita que tais eventos possibilitam aos docentes estarem mais capacitados e atenderem as exigências impostas pela sociedade”.

Foto Divulgação

Professores participam de um processo de formação continuada, como ocorreu no Fórum Internacional de Educação realizado em Estrela