top of page

Feira do Livro volta ao centro de Santa Clara do Sul em sua 22ª edição

A 22ª Feira do Livro e Mostra Pedagógica de Santa Clara do Sul acontecerá de 22 a 25 de outubro, retomando suas origens ao ser realizada no coração da cidade, com atividades distribuídas entre o Salão Paroquial, Igreja Matriz São Francisco Xavier e parte da Avenida 28 de Maio.


Com o tema “Cidade que lê, culturas que conectam”, o evento celebra a literatura, a diversidade cultural e o conhecimento compartilhado, reunindo escritores, artistas, estudantes e comunidade em quatro dias de intensa programação. A patrona desta edição é a escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, autora de obras consagradas como A Casa das Sete Mulheres. A realização é da Prefeitura de Santa Clara do Sul e SESC/RS.

 

Programação literária e cultural

A abertura oficial ocorre na quarta-feira (22), às 19h, no Espaço Feira, seguida da fala da patrona Letícia Wierzchowski.

Na quinta-feira (23), o público poderá prestigiar espetáculos teatrais da Cia Epicula, além de sessões de contação de histórias com Eliandro Rocha no espaço “Era uma Vez”, que também terá edição itinerante nas EMEIs Criança Feliz e Pequeno Mundo. À noite, Letícia retorna ao palco com uma palestra especial sobre sua trajetória literária.


A sexta-feira (24) será marcada por uma intensa programação cultural: Cine Debate com a patrona, oficina de escrita criativa com Dan Polleti, palestra com o escritor Gean Paulo Nauê, e a apresentação “Simplesmente Herta – Histórias e Memórias”. À noite, o palco se transforma em espaço para o “Santa Clara em Cena” e para o espetáculo teatral “As Aventuras do Fusca à Vela”, do grupo Ueba.

Durante todo o evento, a exposição “Santa Clara em Retratos: Memórias que Conectam”, com curadoria de Rafael Henrique Lenhard, estará aberta ao público na Igreja São Francisco Xavier, com imagens históricas da cidade.


Encerrando a programação, o sábado (25) contará com lançamento de livros, troca-troca literário e visitação ao espaço da feira, finalizando o evento ao meio-dia.

 

Um convite à leitura e à convivência

Mais do que uma feira, a 22ª edição consolida Santa Clara do Sul como uma cidade que valoriza a cultura, a leitura e o encontro entre gerações. A Feira do Livro é um convite para que a comunidade se reconecte com o prazer de ler, ouvir histórias e compartilhar experiências que fortalecem o vínculo com a educação e a arte.


Para o secretário de Educação, Cultura e Turismo Guilherme Johann, a Feira do Livro é um dos momentos mais simbólicos do calendário escolar e cultural do município. “Mais do que um evento literário, a feira é uma grande oportunidade de encontro e troca de saberes. Ao trazer novamente a feira para o centro, queremos aproximar ainda mais a comunidade, valorizar o espaço público e reforçar a importância da leitura como elo entre diferentes culturas e gerações.”

Já o prefeito Márcio Haas destaca o orgulho do município em manter viva uma tradição que já faz parte da identidade santa-clarense: “A Feira do Livro representa o quanto Santa Clara do Sul acredita na educação, na cultura e na convivência como pilares para o futuro. Ver as famílias circulando, as crianças encantadas com os livros e os artistas ocupando o espaço público é o retrato da nossa cidade que lê, cresce e se conecta”.


A 22ª Feira do Livro e Mostra Pedagógica de Santa Clara do Sul é uma realização da Prefeitura Municipal e SESC/RS, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude.


ree


 
 
 

Comentários


bottom of page