Comitiva do Paraná visita o município

Uma comitiva formada por 70 representantes de 15 municípios da região oeste do Paraná visitou Santa Clara do Sul nessa terça-feira, dia 28. A iniciativa foi intermediada pelo Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo. O objetivo foi conhecer o modelo de gestão local.

Idealizada pelo Sebrae de Cascavel em parceria com a Itaipu Binacional, a missão técnica composta por vice-prefeitos, secretários, vereadores, funcionários públicos e líderes comunitários buscou conhecer experiências municipais que possam servir de inspiração às cidades paranaenses.

O grupo foi recepcionado no Centro Administrativo pelos secretários municipais, vice-prefeito Fabiano Immich e prefeito Paulo Kohlrausch, que fez uma apresentação do município, mostrando um pouco do planejamento e da evolução de Santa Clara do Sul. O encontro ainda teve o depoimento do produtor de flores, Leonardo Friedrich e do produtor de orgânicos, Marcelo Eckhardt, além da empresária Anelise Gerhardt.

Na sequência, a comitiva visitou uma estufa de flores e uma propriedade com produtos orgânicos para conhecer de maneira mais profunda os programas desenvolvidos em Santa Clara do Sul.

De acordo com o chefe de gabinete do município de Braganey, Joel Mendonça, foi uma experiência importante visualizar um modelo de gestão que busca alternativas para o setor primário com a implementação de projetos inovadores para mudar a identidade do município. “Todo esse processo é realizado com respeito, humildade, sabedoria, excelência e coragem, mas acima de tudo, preocupado com a sua comunidade”, destacou.

O vice-prefeito da cidade de Jesuítas, Edicarlos Grizotto de Oliveira, agradeceu pela receptividade e ressaltou o modelo de planejamento e gestão de Santa Clara do Sul. Ele parabenizou os servidores públicos, os produtores e a população do município que auxiliam no progresso local.

Representante do Sebrae de Cascavel, Luana Rossa Cunha salientou que a ideia é levar exemplos de sucesso de Santa Clara do Sul, em especial os programas de desenvolvimento econômico e de produção orgânica, aos municípios que participaram da missão técnica.

O prefeito Paulo Kohlrausch parabenizou a comitiva pela iniciativa de buscar experiências em outros municípios. “Fico muito feliz pela visita a Santa Clara do Sul. Um reconhecimento ao trabalho e dedicação dos servidores públicos e de toda a nossa comunidade, que tem participação decisiva no desenvolvimento local”, frisou.

Setenta representantes de 15 municípios da região oeste do Paraná estiveram em Santa Clara do Sul nessa terça-feira