3ª SantaFlor: uma feira de oportunidades

Faltando cerca de 50 dias para a abertura da terceira edição da SantaFlor, o município intensifica a organização para o evento. As ruas, praças e casas ganham o colorido especial das flores, que simbolizam a cidade de mais de 6,1 mil habitantes localizada no Vale do Taquari, região central do estado. Todo o município se mobiliza entorno do evento, que neste ano chega à terceira edição.

O primeiro ato oficial ocorreu nesta quinta-feira, dia 28, no Salão Paroquial, com o lançamento da feira. A solenidade reuniu autoridades, empresários, floricultores, expositores, patrocinadores e imprensa regional. O evento agendado para 17 a 20 de março, no ginásio municipal de esportes, terá diversas atrações. Na sexta-feira, o destaque será a banda gauchesca Os Serranos. No sábado, as atenções se voltam ao show do Guri de Uruguaiana. E encerrando a programação, Rogério Magrão e Banda sobem ao palco no domingo.

Outro destaque na solenidade de lançamento foram as soberanas, rainha Jenifer Simonis Hermes e princesas Camila Regina Hermes e Luana Beatriz Schorr, que apresentaram os vestidos que serão usados na divulgação da SantaFlor. Desenhados pela estilista Michelini Rempel, eles misturam cores, flores, tecidos e bordados que simbolizam um mundo encantado das rainhas. Tudo ao som dos violinos da professora Natália Cima e da aluna Maria Clara Nonnenmacher, que deram um toque especial à apresentação.

De acordo com o presidente da feira, Gilmar Neumann, a meta é superar os números da edição passada, realizada em 2013, quando 40 mil pessoas prestigiaram o evento, o volume de negócios chegou a R$ 1,3 milhão e 15 mil plantas foram vendidas. “Quem visitar a 3ª edição da SantaFlor com certeza terá muitas surpresas positivas”, ressaltou Neumann, que espera atrair em torno de 50 mil pessoas em março. Ele ainda agradeceu à comissão organizadora, patrocinadores, expositores, floricultores e imprensa, que são peça-chave para o sucesso da feira.

O prefeito Fabiano Immich agradeceu à presença de todos, sobretudo dos produtores de flor de Santa Clara do Sul, que ainda em 2006 acreditaram na proposta do governo municipal de diversificar a economia e criar uma identidade ao município, hoje reconhecido como Cidade das Flores. Segundo ele, a SantaFlor tem sido uma mola propulsora das potencialidades locais, nos mais diversos setores da economia. “Trata-se de uma forma singular de mostrar o que a nossa cidade tem de melhor, além de propiciar atrações artísticas e culturais que garantem alternativas de lazer ao nosso povo”. Por fim, convidou a todos para prestigiarem a feira e se encantarem com as riquezas do município.

80% dos estandes estão vendidos

Neumann também informou que dos 108 estandes disponíveis neste ano, 86 estão negociados, o que representa em torno de 80% do total. São 7,3 mil metros quadrados de área destinada à locação de estandes, com espaço para 49 expositores no pavilhão instalado no campo do Santa Clara FC, 32 dentro do ginásio, 5 na entrada ao evento, 11 para exposição de máquinas, equipamentos e veículos e 10 no setor de alimentação.

Também haverá um pavilhão de shows com mil metros quadrados e um pavilhão da Feira da Agroindústria Familiar, com a participação de 15 agroindústrias da região. Toda a estrutura será coberta. Interessados ainda podem ligar para o 3751-2000 e falar com a equipe da Lume Eventos. A entrada ao evento é gratuita. Hoje existem 11 estufas espalhadas pelo município que produzem uma média de 350 mil vasos por ano. Entre as flores cultivadas está a pervinca, que é flor símbolo do município.

Patrocinadores

O evento tem o patrocínio da Dália Alimentos (Máster); Baldo SA e Imojel Construtora e Incorporadora (Ouro); Sicredi, Calçados Beira Rio e BRDE (Prata); Morar Bem Imóveis (Bronze), além do apoio de Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Transportes e Serviços Dartora, Languiru, SMB Engenharia e Topografia, Kramer Materiais de Construção e Móveis Planejados, Blaster Detonações, SDR - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Afubra, Centergraf, Vetor Multimáquinas, Fruki Guaraná, Antares Imobiliária e Loteadora, Lógica Gestão Ambiental Inteligente, Scherer Viagens e Turismo, Metalúrgica Adams e Floricultura Beija Flor.

Horário de visitação à feira:

17/03 (quinta-feira): das 17h às 22h – praça de alimentação até 23h;

18/03 (sexta-feira): das 10h às 22h – praça de alimentação até 24h;

19/03 (sábado): das 10h às 22h – praça de alimentação até 1h;

20/03 (domingo): das 10h às 18h – praça de alimentação até 20h.

Quinta-feira, 17/03:

17h – Reunião da Amvat – Local: Auditório do Centro Administrativo;

17h – Encontro das Primeiras-Damas e Soberanas – Local: Salão Paroquial;

19h – Abertura Oficial;

20h – Camerata de Violões;

20h30min – Orquestra de Encantado;

21h30min – Banda TDS.

Sexta-feira, 18/03

8h – Encontro Regional do Departamento de Assistência Social do Estado – Local: Câmara de Vereadores;

14h – Turma do Pirulito;

17h – Reunião dos Prefeitos do G8 – Local: Auditório do Centro Administrativo;

18h – Banda Gaúcha de Santa Clara do Sul;

19h15min – Banda Lida Bruta;

21h – Os Serranos.

Sábado, 19/03

9h – Reunião da Avat – Local: Auditório do Centro Administrativo;

14h – Baile da Melhor Idade com a banda Os Hermanos;

19h – Grupo Vozes do Sul;

21h – Show do Guri de Uruguaiana;

23h – Leandro Mallmann e Banda.

Domingo, 20/03

14h – 1º Encontro Musical do Vale do Taquari;

17h – Rogério Magrão e Banda.

Fotos Rafael Simonis

Soberanas apresentaram os vestidos ao som das violinistas Natália Cima e Maria Clara Nonnenmacher

Rainha Jenifer Simonis Hermes (c) e princesas Camila Regina Hermes (e) e Luana Beatriz Schorr representam a beleza do município

Lançamento da terceira edição da SantaFlor ocorreu nesta quinta-feira, dia 28, no Salão Paroquial