Curiosidade e imaginação são motores da aprendizagem da criança.
É nos desafios dos percursos investigativos que a criança constrói e cria.
A releitura parte da percepção sensível de uma experiência livre, individual e significativa.
Esta abordagem tem grande impacto em todo o desenvolvimento infantil. Mirian Celeste ressalta que se assegurarmos à criança que ela pode criar seus próprios processos, então não cabe certo-errado, bonito-feio, ou ainda estar preso à resposta de perguntas do tipo o que é? O que você fez? Estas colocações já trazem em si limitações ao processo criativo! Se o valor está no processo, é ele que deverá importar para a criança e para o professor! Neste sentido, fica fácil entender porque o produto final é o trabalho singular de uma criança, com significados que expressam suas opiniões, emoções e sentimentos.
![](https://static.wixstatic.com/media/98d7a4_ffe423382a1846cea713aed24d197e83~mv2.jpg/v1/fill/w_130,h_230,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98d7a4_ffe423382a1846cea713aed24d197e83~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/98d7a4_af10bd18419043ff8b1933fbbae41a81~mv2.jpg/v1/fill/w_130,h_230,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98d7a4_af10bd18419043ff8b1933fbbae41a81~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/98d7a4_1432077d282d4c3aaa180d1396924a97~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_147,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98d7a4_1432077d282d4c3aaa180d1396924a97~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/98d7a4_d93804f4b35f477a8856e1cdd446fe2b~mv2.jpg/v1/fill/w_130,h_230,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98d7a4_d93804f4b35f477a8856e1cdd446fe2b~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/98d7a4_ca0956c63ab44071bbf847914cc04519~mv2.jpg/v1/fill/w_130,h_230,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98d7a4_ca0956c63ab44071bbf847914cc04519~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/98d7a4_069e22c7742847af9eeef37665917c77~mv2.jpg/v1/fill/w_162,h_288,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/98d7a4_069e22c7742847af9eeef37665917c77~mv2.jpg)