O desenvolvimento desta atividade propiciou as crianças a ampliação de seus conhecimentos a respeito de si mesmo, de sua família e dos outros. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente rico em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva.Neste âmbito, este projeto tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano: conhecendo o seu corpo, ampliando conceitos sobre sua identidade, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos pré-conceitos, características, valores de toda uma sociedade a qual está inserido.Lembrando também que a família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este tema também visa promover a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo, tanto em casa, como na escola.Consideramos que as situações educativas que a criança vive na escola e a maneira como os educadores tratam essas atuações serão muito importantes na formação dos conceitos de si mesmas.
Buscamos por objetivo proporcionar ao aluno a apropriação da sua identidade, conhecer a história da vida da criança, identificar os dados pessoais e familiares, desenvolver a autonomia, a autoconfiança e autoestima da criança, desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, identificar e reconhecer aspectos do seu próprio corpo,
compreender o crescimento humano (ciclo de vida), respeito e valorização por si e pelos outros (respeitar as diferenças) pesquisar a história do seu nome e contar para os colegas salientando que pessoas tem nome e sobrenome,reconhecer suas preferências e as de seus colegas, estimular nas crianças o gosto pelo fazer artístico levando-as à reflexão sobre questões artísticas e estéticas de forma significativa, identificas os membros de sua família, considerando os diferentes papéis por eles desempenhados. A turma do Pré 2C se divertiu ao compartilhar fatos do cotidiano de sua família.
Professora: Débora Braga