Sessenta jovens do município iniciam curso de qualificação

Oportunizar alternativas de desenvolvimento pessoal e profissional aos jovens de Santa Clara do Sul. É com este propósito que o governo municipal lançou o programa de qualificação da juventude em abril deste ano. E nesta segunda-feira à noite, dia 8, ocorreu o marco inicial dessa iniciativa com a aula inaugural dos três primeiros módulos de capacitação.

A solenidade realizada na Escola Estadual teve a participação dos 60 jovens que participam dessa etapa de qualificação, de autoridades municipais e de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministra as aulas. Gratuito para os alunos, o curso tem um investimento municipal de R$ 32 mil.

Os jovens estão divididos em três módulos, cada um com 75 horas de duração. O primeiro aborda temas como autoconhecimento e relacionamento. O segundo módulo trata de relações comerciais e o terceiro enfoca a liderança e o empreendedorismo. As aulas serão ministradas até o fim de novembro.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Alexandre Persch, 15 anos, se inscreveu no módulo sobre relações comerciais. “Com certeza é uma ótima iniciativa, pois ajuda na qualificação dos jovens santa-clarenses que um dia serão o futuro da nossa cidade. Além disso, o curso está sendo disponibilizado totalmente de graça, uma oportunidade que deve ser aproveitada por nós, jovens”, salientou. O aluno também destacou a importância dessa capacitação para se adequar ao mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.

O diretor da Escola Estadual Santa Clara, Sérgio Garcia Campos, elogiou o investimento que o município tem feito no desenvolvimento da população. “Trata-se de uma iniciativa inédita em Santa Clara do Sul que trará muitos benefícios à nossa juventude”, comentou. Por isso, salienta a importância de os alunos realmente aproveitarem a oportunidade para aprender.

Para a diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja, é uma alegria fazer essa parceria com um município que investe no desenvolvimento humano. “Santa Clara enfrenta os mesmos problemas e dificuldades que outras cidades, porém o que faz a diferença é a visão dos gestores, de acreditarem nas pessoas”, mencionou.

Desenvolvimento das pessoas

O prefeito Paulo Kohlrausch enfatizou a relevância desse ato inaugural do curso de qualificação para toda a comunidade. “Essa capacitação está alinhada com o nosso propósito de governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. E ficamos muito felizes em ver que os resultados estão sendo alcançados”, comemora.

Para o prefeito, Santa Clara do Sul deve ser um lugar onde as pessoas tenham a oportunidade de concretizar os seus sonhos. “A escolha de ser feliz e ter sucesso é nossa. Por isso, fico muito satisfeito em ver que vocês, jovens, tenham aproveitado a oportunidade e decidido se qualificar”, destacou.

Kohlrausch ainda salientou a criação de três conselhos municipais com o objetivo de viabilizar uma maior participação da comunidade nas ações de governo, entre os quais o da Juventude. “A ideia é proporcionar um modelo cada vez mais societal de gestão, que permita esse envolvimento da população”, frisou.

O programa de qualificação está sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, por meio do Departamento de Desporto e Juventude.