Sessenta jovens do município iniciam curso de qualificação

Oportunizar alternativas de desenvolvimento pessoal e profissional aos jovens de Santa Clara do Sul. É com este propósito que o governo municipal lançou o programa de qualificação da juventude em abril deste ano. E nesta segunda-feira à noite, dia 8, ocorreu o marco inicial dessa iniciativa com a aula inaugural dos três primeiros módulos de capacitação.

A solenidade realizada na Escola Estadual teve a participação dos 60 jovens que participam dessa etapa de qualificação, de autoridades municipais e de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministra as aulas. Gratuito para os alunos, o curso tem um investimento municipal de R$ 32 mil.

Os jovens estão divididos em três módulos, cada um com 75 horas de duração. O primeiro aborda temas como autoconhecimento e relacionamento. O segundo módulo trata de relações comerciais e o terceiro enfoca a liderança e o empreendedorismo. As aulas serão ministradas até o fim de novembro.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Alexandre Persch, 15 anos, se inscreveu no módulo sobre relações comerciais. “Com certeza é uma ótima iniciativa, pois ajuda na qualificação dos jovens santa-clarenses que um dia serão o futuro da nossa cidade. Além disso, o curso está sendo disponibilizado totalmente de graça, uma oportunidade que deve ser aproveitada por nós, jovens”, salientou. O aluno também destacou a importância dessa capacitação para se adequar ao mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.

O diretor da Escola Estadual Santa Clara, Sérgio Garcia Campos, elogiou o investimento que o município tem feito no desenvolvimento da população. “Trata-se de uma iniciativa inédita em Santa Clara do Sul que trará muitos benefícios à nossa juventude”, comentou. Por isso, salienta a importância de os alunos realmente aproveitarem a oportunidade para aprender.

Para a diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja, é uma alegria fazer essa parceria com um município que investe no desenvolvimento humano. “Santa Clara enfrenta os mesmos problemas e dificuldades que outras cidades, porém o que faz a diferença é a visão dos gestores, de acreditarem nas pessoas”, mencionou.


Desenvolvimento das pessoas

O prefeito Paulo Kohlrausch enfatizou a relevância desse ato inaugural do curso de qualificação para toda a comunidade. “Essa capacitação está alinhada com o nosso propósito de governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. E ficamos muito felizes em ver que os resultados estão sendo alcançados”, comemora.

Para o prefeito, Santa Clara do Sul deve ser um lugar onde as pessoas tenham a oportunidade de concretizar os seus sonhos. “A escolha de ser feliz e ter sucesso é nossa. Por isso, fico muito satisfeito em ver que vocês, jovens, tenham aproveitado a oportunidade e decidido se qualificar”, destacou.

Kohlrausch ainda salientou a criação de três conselhos municipais com o objetivo de viabilizar uma maior participação da comunidade nas ações de governo, entre os quais o da Juventude. “A ideia é proporcionar um modelo cada vez mais societal de gestão, que permita esse envolvimento da população”, frisou.

O programa de qualificação está sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, por meio do Departamento de Desporto e Juventude.



0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon