Concurso de poesias revela novos talentos

Atualizado: 2 de Ago de 2018

“Toda a criança do mundo deve ser bem protegida. Contra os rigores do tempo, contra os rigores da vida. Criança tem que ter nome. Criança tem que ter lar. Ter saúde e não ter fome, ter segurança e estudar. Não é questão de querer, nem questão de concordar. Os direitos das crianças todos têm de respeitar”. O trecho do poema declamado pelo aluno do 6º ano da Escola Frei Henrique de Coimbra de Nova Santa Cruz, Anderson Felipe Schuster, destaca a importância do 8º Concurso de Criação e Declamação de Poesias promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude.

Morador da comunidade de Linha Serrana, Anderson é um dos participantes do projeto que envolve estudantes, professores e a população desde abril deste ano, quando do lançamento do concurso. O tema é “Santa Clara Tem Valor”. Os vencedores serão premiados no dia 9 de agosto, durante o Sarau Cultural que ocorrerá na Feira Municipal do Livro.

Para o coordenador municipal de Cultura, Leandro Braun, o concurso possibilita aos participantes a quebra de barreiras e a conquista de vitórias que podem impactar positivamente para toda a vida. “Primeiro tivemos a fase escolar, onde cada colégio selecionou quatro alunos para a segunda etapa de avaliação realizada pela equipe organizadora. E desses, dois estudantes por categoria foram escolhidos para a fase final”, informa.

A decisão teve 42 declamadores e 64 poesias escritas, sendo que a comissão julgadora levou em conta aspectos técnicos e estéticos dos trabalhos, como criatividade, coerência, estrutura, clareza, voz, postura, interpretação, entre outros. Como premiação, será concedido um vale de R$ 150,00 a todos os primeiros colocados das 12 categorias, cujos valores deverão ser gastos no comércio local.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, entre os objetivos do concurso está o estímulo à produção poética e textual, interpretação e revelação de novos talentos. “Além disso, buscamos promover a integração das escolas e comunidade em geral”, salienta.

O prefeito Paulo Kohlrausch enaltece o trabalho e o comprometimento dos professores em prol das crianças e adolescentes do município. Segundo ele, ações como o concurso de criação e declamação de poesias devem ser estimuladas, pois além de salutares, incentivam a criatividade dos alunos.

Kohlrausch: ações como o concurso de criação e declamação devem ser estimuladas


0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon