Concurso de poesias revela novos talentos

Atualizado: 2 de Ago de 2018

“Toda a criança do mundo deve ser bem protegida. Contra os rigores do tempo, contra os rigores da vida. Criança tem que ter nome. Criança tem que ter lar. Ter saúde e não ter fome, ter segurança e estudar. Não é questão de querer, nem questão de concordar. Os direitos das crianças todos têm de respeitar”. O trecho do poema declamado pelo aluno do 6º ano da Escola Frei Henrique de Coimbra de Nova Santa Cruz, Anderson Felipe Schuster, destaca a importância do 8º Concurso de Criação e Declamação de Poesias promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude.

Morador da comunidade de Linha Serrana, Anderson é um dos participantes do projeto que envolve estudantes, professores e a população desde abril deste ano, quando do lançamento do concurso. O tema é “Santa Clara Tem Valor”. Os vencedores serão premiados no dia 9 de agosto, durante o Sarau Cultural que ocorrerá na Feira Municipal do Livro.

Para o coordenador municipal de Cultura, Leandro Braun, o concurso possibilita aos participantes a quebra de barreiras e a conquista de vitórias que podem impactar positivamente para toda a vida. “Primeiro tivemos a fase escolar, onde cada colégio selecionou quatro alunos para a segunda etapa de avaliação realizada pela equipe organizadora. E desses, dois estudantes por categoria foram escolhidos para a fase final”, informa.

A decisão teve 42 declamadores e 64 poesias escritas, sendo que a comissão julgadora levou em conta aspectos técnicos e estéticos dos trabalhos, como criatividade, coerência, estrutura, clareza, voz, postura, interpretação, entre outros. Como premiação, será concedido um vale de R$ 150,00 a todos os primeiros colocados das 12 categorias, cujos valores deverão ser gastos no comércio local.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, entre os objetivos do concurso está o estímulo à produção poética e textual, interpretação e revelação de novos talentos. “Além disso, buscamos promover a integração das escolas e comunidade em geral”, salienta.

O prefeito Paulo Kohlrausch enaltece o trabalho e o comprometimento dos professores em prol das crianças e adolescentes do município. Segundo ele, ações como o concurso de criação e declamação de poesias devem ser estimuladas, pois além de salutares, incentivam a criatividade dos alunos.

Kohlrausch: ações como o concurso de criação e declamação devem ser estimuladas