top of page
SÍMBOLOS
brasao novo aprovado.png

Brasão do Município

Escudo português pleno, cortado, sendo o campo do chefe esquartelado, sendo o primeiro e o quarto em sinople (verde), com sentido heráldico de civilidade, cortesia, liberdade, honra, bons serviços prestados, alegria, abundância e a esperança em um futuro promissor e grandioso, e sendo o segundo e terceiro de prata (branco), justificando a integridade, equidade e justiça dos munícipes. Os quartéis contêm símbolos em ouro, caracterizando a força, o poder, a riqueza e a nobreza.

 

O escudo encimado por coroa mural de prata com oito torres e portas abertas tem como suportes à destra um ramo de pervincas e à sinistra um ramo de milho folhado e espigado. Listel de sinople (verde), trazendo em prata (branco) o topônimo SANTA CLARA DO SUL e o divisa TRABALHO, SUSTENTABILIDADE E CORAGEM, bem como a data de fundação: 20/3/1992.

O Brasão acima descrito tem a seguinte interpretação:

- Primeiro quartel Em campo de sinople (verde), destaca-se o arco de pedras, em ouro (amarelo), localizado em frente à Igreja Matriz, representando a religiosidade.
- Segundo quartel Em campo de prata (branco), justificando a integridade, equidade e justiça, estão as armas em ouro (amarelo) que simbolizam um marco histórico no município, retratando a bravura e coragem dos vitoriosos colonos santa-clarenses que participaram do combate contra os maragatos na Revolução Federalista em 1895.
- Terceiro quartel Em campo de prata (branco), a antiga Fumageira Broenstrup, em ouro (amarelo), representa o trabalho de toda a cadeia produtiva, desde o beneficiamento de produtos, industrialização, serviço e comércio, além de cultivar riquezas culturais e históricas.
- Quarto quartel Em campo de sinople (verde), contempla-se o pórtico de entrada do município em ouro (amarelo) que caracteriza o potencial turístico de Santa Clara do Sul, indicando o acolhimento e cordialidade aos turistas.
- Campo inferior Metade do escudo, uma imagem que representa a diversidade do município com a presença de vales e plantações em sinople (verde), enaltecendo a natureza ímpar em Santa Clara do Sul e as propriedades rurais existentes no território. O céu, em blau (azul), é símbolo heráldico da perseverança, dignidade, nobreza, zelo e lealdade, atributos do povo santa-clarense que, pelo trabalho eficaz e realizador, constrói a grandeza da cidade. - A estrada em sable (preto), símbolo da honestidade e rigor, dignifica o progresso e ao alto, o sol resplandecendo no céu azul representa a energia, o brilho e a vida, cultivando a serenidade e bondade do povo santa-clarense.
- Suportes: Dois tenentes, ao natural, um deles sendo um ramo com pervincas, flor-símbolo do município, e o outro um de ramo de milho com espigas, dignificando o setor primário. Os tenentes expressam o dístico de Santa Clara do Sul: Cidade das Flores e da Agroecologia".
- A Coroa Mural de prata (branco) de oito torres, que, sobrepõe-se ao escudo, é símbolo universal da Heráldica de Domínio e indica a municipalidade, onde apenas cinco torreões estão visíveis com uma porta em cada uma das torres. As portas abertas afirmam o caráter hospitaleiro do povo de santa-clarense.
- Listel Em sinople (verde), textos em prata (branco), com o nome do município: "Santa Clara do Sul" e a divisa: "Trabalho, Sustentabilidade e Coragem".
- Os números representam a fundação do município: "20/03/1992".

bandeira.png

Bandeira

A bandeira constitui-se de três cores: Vermelho a esquerda representa o passado lutas e combates que ficaram na memória do povo santaclarense, o branco representa a paz e o verde representa o verde abundante em nosso município.

bottom of page