Voluntários confeccionam 10 mil máscaras a profissionais da saúde

Atualizado: 17 de abr de 2020

Em meio às dificuldades impostas pelo Covid-19, um gesto de solidariedade chamou a atenção da comunidade de Santa Clara do Sul. Dezessete costureiras se uniram e confeccionaram cerca de 10 mil máscaras e 200 aventais descartáveis para os profissionais da saúde do município, inclusive fornecendo as linhas de costura.

A ação solidária também contou com a participação de empresas locais que doaram os tecidos e os elásticos para a produção dos materiais. “Foi uma iniciativa muito gratificante, de poder ajudar as pessoas que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Ficamos muito felizes com a adesão das costureiras e demais voluntários, que prontamente aceitaram o desafio e fizeram este belo gesto de solidariedade”, destaca Rosemeri Both, que coordenou a ação junto com a empresária Rose Schubert.

O trabalho de confecção das máscaras e dos aventais, feitos à base de TNT, foi iniciado na metade de março e levou em torno de três semanas para ser concluído. Uma das voluntárias é Liziane Konrad, que trabalha no ramo da costura há cerca de seis anos. “Tão logo recebemos o convite, fizemos questão de ajudar”, salienta a costureira, que trabalha em casa com a irmã Raquel Freytag.

Além das irmãs, a iniciativa contou com a colaboração dos voluntários Ângela Schossler, Adriana Zimmer, Michele Wickert, Roseli Weiler, Miguel Weiler, Gladis Leuze, Cátia Weiss, Cátia Herrmann, Nelci e Inês Piacini, Raquel Althaus, Andréia Bergmann, Aline Becker, Bernardete Bieger, Nedir Dente, Cristiane Mallmann, Ricardo e Maria Franz, Rafael e Caroline Schubert.

De acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Iara Kohlrausch, a doação das máscaras e aventais é muito importante para proteger tanto os profissionais da saúde como os pacientes. “É muito gratificante ver que temos uma comunidade solidária e que pensa no coletivo. Parabéns a todos que se engajaram nessa inciativa”, agradece a secretária, que ainda ressalta o trabalho feito pelas agentes de saúde, que ajudaram a preparar os tecidos para a costura.

Calçados Beira Rio doa máscaras

Nesta semana, a Calçados Beira Rio de Santa Clara do Sul doou 150 máscaras reutilizáveis ao governo municipal para serem utilizadas pelos servidores públicos. A entrega foi feita pelo gerente industrial Sandro Moraes da Silva e pela supervisora administrativa Carla Luiza Kessler Jantsch.

Da mesma forma, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu 10 protetores faciais nesta quarta-feira doados pelo IFSul Câmpus Lajeado.

Liziane Konrad foi uma das voluntárias que ajudaram a costurar as máscaras e os aventais

Saúde recebeu 10 protetores faciais doados pelo IFSul Câmpus Lajeado