Treinamento beneficia mais 30 professores

Educadores que lecionam no Ensino Fundamental têm dois dias de curso em Estrela

Depois de beneficiar 45 professores da Educação Infantil do município em janeiro, chegou o momento dos 30 educadores que lecionam no Ensino Fundamental participarem da formação ministrada pela Faculdade La Salle, em Estrela. O treinamento oferecido nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, faz parte da segunda etapa da capacitação idealizada pelo G8 por meio das Secretarias Municipais de Educação.

O curso possui 20 horas de duração. Os professores que tiverem, pelo menos, 75% de frequência nas aulas recebem certificados. Entre os objetivos estão o desenvolvimento de competências, a construção crítica de conhecimentos e a compreensão dos direitos e deveres dos profissionais que atuam na área para criar um ambiente escolar integrado com a comunidade.

Num primeiro momento, todos participam de uma palestra motivacional sobre "O papel da escola na formação de cidadãos", incluindo temas como construção de valores morais e éticos, interdisciplinaridade, papel e desafios do educador, além de reflexões sobre qual a verdadeira missão do educador.

O palestrante é Adroaldo Lamaison, formado em Marketing, Teologia e Filosofia. Ele também estudou Psicologia durante três anos e foi diretor franqueado e instrutor da empresa americana Dale Carnegie. Hoje, é diretor da Lamaison Training e está no livro "Os 30 + em Motivação".

Depois da palestra são ministradas sete oficinas pedagógicas. Cada educador pode escolher três delas de acordo com o seu interesse. Os temas são: o papel do professor na construção de valores morais e éticos; resolução de conflitos no âmbito escolar (docentes, discentes, família e comunidade), utilização de novas metodologias no ensino, inteligência emocional na prática educativa, comunicação e empatia na relação professor-aluno, como ser um professor de alto desempenho e a organização do currículo por projetos de trabalho.

De acordo com o coordenador dos Programas de Educação do G8 e secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Gilmar Hermes, existe a necessidade de haver uma aproximação cada vez maior da escola com os pais. "No mundo marcado pelo individualismo, pela globalização e pelo domínio da internet, a tarefa dos educadores é humanizar as crianças".

Acredita que no momento em que a escola realmente estreitar os laços com a família, o estudante sairá fortalecido.

Foto Rafael Simonis

Além de uma palestra de abertura, curso realizado na Faculdade La Salle, em Estrela, terá sete oficinas pedagógicas