Time percorre 3,8 mil km para jogar a Copinha

A história de Hiago Mateus Barbosa Rodrigues, 15 anos, retrata bem o significado da Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil, disputada desde a semana passada em Santa Clara do Sul com jogos distribuídos em sete campos e término previsto para esta quinta-feira, dia 22.

Assim como ele, outros milhares de atletas vislumbram na competição uma oportunidade de manterem vivo o sonho de se profissionalizarem no futebol e melhorarem não apenas as suas vidas como as de seus familiares.

A diferença de Hiago em relação aos demais jogadores, entretanto, está na superação de obstáculos que para muitos seriam considerados intransponíveis. Atleta do Industrial Atlético Clube, ele levou quase uma semana para se deslocar da sua terra natal Laranjal do Jari, município que fica no sul do Amapá e tem 45 mil habitantes, até Santa Clara do Sul.

Primeiro, encarou três dias de balsa para atravessar o Rio Amazonas e chegar a Ananindeua, cidade do Pará distante 19 km da capital Belém e onde está situado o clube no qual treina para se tornar goleiro profissional.

Em Ananindeua, integrou-se ao grupo paraense que mais tarde seguiria ao Rio Grande do Sul. Foram outros três dias de viagem, desta vez por terra. De ônibus, ao lado de outros 37 atletas companheiros de time e da comissão técnica, percorreu 3,8 mil km para, enfim, encontrar o destino final e fazer o que mais gosta: jogar futebol. Embora não tenha se classificado às rodadas decisivas, o time do Pará leva para casa conquistas que vão além dos gramados, como simpatia, educação e simplicidade.

Nessa segunda-feira, um dia antes de retomarem o caminho de volta, Hiago e todo o grupo do Industrial Atlético Clube visitaram o Centro Administrativo. Aproveitaram o encontro com o prefeito Fabiano Immich para agradecer ao governo municipal e todo o povo santa-clarense pela receptividade. Destacaram a qualidade da comida, a organização da copa e a beleza da cidade. Por fim, um atleta cantou um rap feito em homenagem ao prefeito, que ficou muito satisfeito com a visita do clube paraense e estendeu o convite para a equipe retornar ao município em 2016.

Fotos Rafael Simonis

Equipe paraense visitou o Centro Administrativo em agradecimento à receptividade do povo local

Atletas cantaram um rap para homenagear o prefeito. Time deve retornar à cidade na edição de 2016

Hiago viajou três dias de balsa e três dias de ônibus para disputar competição em Santa Clara do Sul