Tecnologia em sala de aula potencializa aprendizagem

Santa Clara do Sul tem investido cada vez mais forte em tecnologia, capacitação dos professores e novas metodologias de ensino para oportunizar uma educação de qualidade à população. O exemplo mais recente é a compra de nove lousas interativas de 75 polegadas, as chamadas Smart Board 4k, num investimento de quase R$ 290 mil, que irão proporcionar aos professores e alunos um maior contato com a tecnologia, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.

Nessa terça-feira, dia 3, os professores dos quatro colégios municipais de ensino fundamental participaram de um treinamento na Escola Sereno Afonso Heisler, onde puderam aprender na prática todas as funcionalidades dos equipamentos que trarão muitos benefícios às crianças. A capacitação foi ministrada pela empresa Smart Tecnologia. Das nove lousas, seis foram instaladas na Escola Sereno Afonso Heisler e as outras três serão disponibilizadas na Escola Frei Henrique de Coimbra.

Por meio das lousas digitais, professores e estudantes têm a possibilidade de baixar aplicativos e outras múltiplas funcionalidades, que ajudam a criar um ensino inovador e interativo. “A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e é importante que ela esteja presente na sala de aula, possibilitando mais conhecimento e preparando os alunos para o presente e para o futuro”, destaca o prefeito Paulo Kohlrausch.

Com todos os meios digitais à nossa volta, evidencia o prefeito, é de fundamental importância que as escolas estejam equipadas de acordo e que os professores tenham ferramentas à disposição para ofertar algo de diferente para os estudantes.

Computadores portáteis

Além das lousas interativas, os alunos da rede municipal de ensino contam com mais de 100 chromebooks para a realização de atividades escolares desde o ano passado. Os computadores portáteis compactos foram adquiridos pelo governo municipal num investimento de R$ 215 mil, com recursos próprios, incluindo os laboratórios para armazenamento.

Durante o período de aulas remotas em virtude da pandemia, os aparelhos serviram, também, para a condução das atividades virtuais. Hoje, os computadores são usados para pesquisas sobre conteúdos abordados em sala de aula, testes, apresentações e jogos pedagógicos de raciocínio lógico, coordenação motora, escrita de vocabulário, manuseio do aparelho e uso adequado da internet, tudo adaptado conforme a faixa etária de cada turma.

O prefeito Paulo Kohlrausch destaca a importância dos professores e alunos se apropriarem de recursos tecnológicos para potencializar o ensino e garantir um aprendizado ainda mais sólido e qualificado. “O mundo está cada vez mais competitivo e desafiador, por isso é fundamental o uso de ferramentas que estimulem a inovação e abram as portas para a criatividade”, salienta.

Estudantes da Escola Sereno Afonso Heisler já estão utilizando os aparelhos nas salas de aula
Professores participaram de treinamento para aprender funcionalidades dos equipamentos