Sexta-feira é feriado municipal em Santa Clara do Sul

O Executivo informa que nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, é feriado municipal em Santa Clara do Sul. A data religiosa foi instituída em abril de 2011, a partir de um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores. As repartições públicas estarão fechadas nesse dia, incluindo as escolas do município. Haverá plantão na saúde para casos de emergência (fones 999718595 ou 989186089).

O feriado é uma homenagem à Santa Clara de Assis, nascida na Itália em 1193, que foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara ou Ordem das Clarissas. Ela morreu em 11 de agosto de 1253, tendo influência direta na definição do nome de Santa Clara do Sul.

Santa Clara de Assis inspirou um dos primeiros proprietários das terras onde hoje fica Santa Clara do Sul, Antônio Fialho de Vargas, no momento de escolha do nome religioso à filha, Francisca Inácia, quando ela ingressou na Congregação de Criação de Maria. Assim, o seu nome religioso passou a ser Irmã Clara de Estanislau, o que motivou a atual denominação do município.

Foto Rafael Simonis

Monumento situado na praça matriz homenageia a Santa Clara de Assis