Secretaria realiza ações preventivas alusivas ao “Outubro Rosa”

Conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Este é o objetivo da campanha desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde em alusão ao “Outubro Rosa”.

De acordo com a enfermeira Carla Solange Kremer, que coordena as atividades no posto de saúde, são realizados exames de pré-câncer, toque de mama e orientações para prevenir a doença. As interessadas devem ligar para o fone 3782-1400 e agendar a consulta.

Carla lembra que o grupo de risco compreende a faixa etária dos 25 anos aos 64 anos.

“Porém, nada impede que os demais façam os diagnósticos. Quem possui histórico de câncer de mama ou de útero também deve procurar a Unidade Básica da Saúde”, orienta.

As atividades são realizadas durante todo o ano e intensificadas no mês de outubro. “Muitas mulheres ainda têm receio e vergonha de fazerem o procedimento, mas é preciso ressaltar que essa é a única forma de descobrir se existe alguma alteração”. Mais de 100 exames de pré-câncer devem ser feitos no município no período da campanha.

Foto Rafael Simonis

Interessadas devem ligar para o fone 3782-1400 e agendar a consulta