top of page

Secretaria do Estado comunica novo prazo para atualização cadastral e declaração anual do rebanho


O Departamento de Agricultura e Infraestrutura Rural informa que o prazo para atualização cadastral dos produtores e declaração anual dos animais em 2022 ocorre entre 1º de junho e 31 de outubro. O novo período foi publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), no último dia 20 de dezembro, por meio do Diário Oficial do Estado. Desta forma, as planilhas de atualizações não estarão disponíveis de janeiro a abril como de costume.


Todos os produtores que tiverem animais em sua propriedade devem fazer a declaração anual do rebanho, junto ao Departamento de Agricultura, no Centro Administrativo. É necessário informar a quantidade exata de animais existentes, idade e sexo dos mesmos. A declaração é exigida para criadores de bovinos, bubalinos, suínos, aves, caprinos, equinos e ovinos, sejam eles integrados de empresas ou independentes.


A declaração de rebanho é obrigatória uma vez ao ano, como forma de possibilitar um levantamento do perfil agropecuário no Estado. Quem não a fizer, além de ficar com pendência junto ao serviço oficial veterinário, está sujeito à multa. Demais declarações complementares de evolução de rebanho, nascimentos, mortes ou consumo seguem disponíveis a qualquer tempo para o produtor rural registrar junto Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) local, por meio do preenchimento do formulário de Declaração Complementar. O formulário também está disponível no link https://www.agricultura.rs.gov.br/inspetorias-escritorios e pode ser encaminhado, preenchido e assinado, para o e-mail: agricultura@santaclaradosul.rs.gov.br.




Mais informações pelo fone (51) 3782-2265 ou diretamente no Centro Administrativo, no Departamento de Agricultura.


29 visualizações0 comentário
bottom of page