top of page

Secretaria de Saúde realiza ações voltadas ao Outubro Rosa

Neste mês voltado à conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul intensificou as atividades voltadas ao Outubro Rosa.


Embora esse trabalho seja realizado o ano inteiro na Unidade Básica de Saúde, é neste mês que o cuidado é redobrado e potencializado a partir de várias ações desenvolvidas. Um exemplo é a coleta do exame citopatológico, um método de rastreamento do câncer do colo do útero, em empresas do município por meio de agendamento. Durante as visitas ainda são ofertadas a mamografia, orientando sobre a sua importância, e a apalpação de mama.


Em conjunto com a enfermeira residente em Oncologia e a estagiária de Enfermagem, a equipe da Saúde também está indo até as empresas para falar sobre prevenção, cuidados sobre câncer de mama e útero. Além disso, as equipes de ESF’s estão se reunindo com os grupos de saúde nas comunidades para abordar o cuidado com a saúde da mulher, ofertando mamografias e orientando sobre o agendamento do exame citopatológico.


Outra ação desenvolvida é a sala de espera, onde a estagiária em Enfermagem conversa com as pacientes que estão aguardando consulta sobre a importância da prevenção. Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria da Saúde em alusão ao Outubro Rosa estão disponíveis pelo fone 3782 2266.


Equipe da Saúde está indo até as empresas para falar sobre prevenção

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page