Secretaria da Saúde vacina meninas contra o HPV

A Secretaria Municipal da Saúde informa que o prazo de vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos segue até 10 de abril. As interessadas podem procurar a Unidade Básica, no horário das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min. A imunização é feita no município desde o dia 10 de março.

Na semana passada, a equipe de enfermagem encerrou a vacinação nas redes municipal e estadual de ensino. Durante as visitas realizadas às escolas, as profissionais também repassaram orientações de cuidados ao público-alvo. Em setembro será feita a aplicação da segunda dose. Já o reforço está previsto para daqui a cinco anos.

Saiba mais

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode ficar no organismo durante anos, sem a pessoa perceber. Pode evoluir para um câncer como o de colo de útero, uma doença grave. No Brasil, é a quarta principal causa de morte por câncer entre mulheres. A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de infecção é pela via sexual.

Foto Rafael Simonis

Nas visitas feitas às escolas, a equipe de enfermagem repassou orientações de cuidados às estudantes