Secretaria da Saúde atualiza calendário vacinal em visita às escolas do município

Com o objetivo de repassar orientações e atualizar o calendário de vacinação dos adolescentes do município, a Secretaria da Saúde realizou atendimentos nos colégios das redes municipal e estadual de ensino durante a semana. No total foram atendidos 225 jovens e aplicadas 153 doses.

Dentre as vacinas está a do HPV, feita tanto em meninas como em meninos. As imunizações também podem ser realizadas na Unidade Básica de Saúde. Para tanto, é indispensável que os pais ou responsáveis tragam a Carteira de Vacinação. O horário de aplicação das doses é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.

A equipe da saúde lembra que a vacina contra o HPV deve ser feita em duas etapas, com o intervalo de seis meses em cada dose. A imunização segue até o fim de setembro. Segundo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, jovens com idade até 26 anos também podem ser vacinados em caráter excepcional nessa etapa.

O objetivo da vacina no público masculino é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais. Além disso, ao receberem a imunização, os homens colaboram com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. Também previnem casos de cânceres de boca, orofaringe e verrugas genitais em ambos os sexos.

Fotos Rafael Simonis

Equipe de saúde realizou atendimentos nos colégios das redes municipal e estadual de ensino