Secretaria alerta para mudanças no calendário vacinal

O Ministério da Saúde começou 2017 com alterações importantes no calendário de vacinação. Neste ano, os meninos de 12 a 13 anos também terão de receber duas doses de HPV. Da mesma forma, a vacina meningocócica C (protege as crianças da bactéria que causa meningite) está disponível para os adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 12 e 13 anos, sendo aplicada em dose única ou reforço.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que as vacinas estão disponíveis no município e pede para que os pais ou responsáveis encaminhem seus filhos à Unidade Básica de Saúde para realizar a imunização, visto que não haverá campanha para a aplicação dessas vacinas que fazem parte da Rotina da Carteira de Vacinação. O horário de aplicação das doses é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min. Todos devem trazer a Carteira de Vacinação.

O objetivo da vacinação do HPV para o público masculino é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais. Além disso, ao receberem a imunização, os homens colaboram com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. Também previnem casos de cânceres de boca, orofaringe e verrugas genitais em ambos os sexos.

Foto Arquivo/Rafael Simonis

Vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min