Secretário fala dos investimentos na educação

Gilmar Hermes apresentou um balanço do setor na sessão da câmara dessa semana

A reunião dos vereadores realizada nessa quarta-feira, dia 14, teve a participação do secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes. A convite do presidente da casa, Mauro Heinen (PTB), ele apresentou os principais investimentos e projetos da pasta, cujo orçamento anual gira em torno de R$ 3,8 milhões. Deste valor, R$ 3 milhões são destinados para pagar os professores e funcionários da secretaria e R$ 500 mil para custear o transporte escolar, inclusive da rede estadual, além de outros encargos como merenda escolar.

De acordo com o secretário, um dos destaques deste ano é a implantação do turno integral nas três escolas do interior por meio do programa federal Mais Educação, com investimento anual de R$ 300 mil, sendo R$ 150 mil pagos pela União e R$ 150 mil de responsabilidade do município. O projeto ocorre desde março, dobrando o tempo do estudante na escola de 800 para 1600 horas de aula por ano. Quatro áreas são trabalhadas: esporte e lazer, arte e cultura, canteiros sustentáveis e letramento.

Hermes salienta se tratar de um programa que trará muitos benefícios às crianças e adolescentes. “O turno integral desenvolve as habilidades inatas dos estudantes, que também possuem uma alimentação balanceada, ampliam o senso de socialização e resgatam valores”, informa. Conforme ele, o resultado será sentido em médio e longo prazo, melhorando ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município, que está acima da média nacional.

Outros programas

O secretário também apresentou dados sobre o programa municipal Escola e Família de Mãos Dadas, lançando oficialmente em 20 de março deste ano. A intenção é aproximar os pais dos professores, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Para desenvolver este tema, educadores da rede municipal participaram de uma formação na Faculdade La Salle, em Estrela, junto com outros quatro municípios do G8, cujos resultados serão divulgados na mostra pedagógica que ocorrerá em Santa Clara do Sul em julho.

Da mesma forma, Hermes citou o programa Santa Clara Mais Leitor, realizado desde 28 de maio do ano passado. A iniciativa busca instigar os mais diferentes segmentos, como órgãos públicos, comércios, indústrias e entidades, a possibilitarem a leitura aos seus funcionários, além de provocar o desenvolvimento de atividades ligadas ao tema nas escolas. “Também quero agradecer a ex-presidente desta casa, Helena Herrmann (PMDB), por ter doado R$ 10 mil à administração municipal para adquirir livros e ampliar o acervo da biblioteca”.

Vagas na creche e reforma da escola

Quanto à Escola de Educação Infantil Pequeno Mundo, o secretário informou que hoje são atendidas 253 crianças, sendo que existem 69 na fila por vaga. “A partir de uma readequação de espaço que fizemos na creche, conseguiremos atender mais 15 crianças”. E assim que a reforma do antigo prédio da escola estadual estiver concluída, devem ser abertas mais 50 vagas.

Segundo ele, esse tem sido o calcanhar de Aquiles de todas as administrações municipais.

Porém, citou que Santa Clara do Sul está bem em comparação a outras cidades. Referiu-se ao levantamento do Tribunal de Contas do Estado que coloca o município como o 8º melhor no Rio Grande do Sul em atendimento a crianças de até cinco anos.

Hermes também destacou o investimento realizado na obra da escola municipal de Ensino Fundamental e Turno Integral. Conforme ele, entre a aquisição do imóvel até a conclusão da reforma serão injetados R$ 1,1 milhão em recursos próprios. “Hoje, um colégio novo custa em torno de R$ 3,5 milhões, sem contar o terreno, o que mostra que fizemos um bom negócio”.

De acordo com o secretário, no momento a Construtora Gegê finaliza a primeira fase da obra, após a realização de um termo aditivo de R$ 69 mil. Enquanto isso, a administração municipal providencia a licitação da segunda etapa da reforma, que prevê a construção de estacionamento e escadaria, obras de acessibilidade e pátio, serviços de ajardinamento, adequação do prédio dentro das normas de segurança, aproveitamento da água da chuva, entre outras adequações.

Projetos aprovados

- Autoriza o Poder Executivo a receber em doação, sem ônus para o município, duas frações de terras de propriedade de Elton e Marlene Wickert, uma com superfície de 519,92m² e outra com 1.092,51m². Com isso será possível prolongar a Rua Francisco Wickert, o que facilitará o acesso à fábrica de artefatos da família.

- Autoriza e define condições e critérios para a pavimentação comunitária da Rua Alberto Schabbach, trecho compreendido entre o Lote 366 da Quadra 35, Setor 02, esquina com a Rua das Bromélias, a exemplo de outras ruas asfaltadas recentemente. A participação do Executivo será de 30% do valor pago pelos moradores que efetuarem a adesão.

- Autoriza a cobrança de contribuição de melhoria em decorrência da execução da pavimentação comunitária da Rua Alberto Schabbach, trecho compreendido entre o Lote 366 da Quadra 35, Setor 02, esquina com a Rua das Bromélias, dos proprietários que não aderirem à pavimentação comunitária.

- Autoriza o a administração municipal a contratar, em caráter temporário e atendendo excepcional interesse público, até o fim deste ano letivo, duas serventes (44h semanais) e duas educadoras infantis (40h semanais).

- Autoriza o Executivo a subsidiar em até 50% o valor da saca de semente selecionada de milho, deduzida a participação do estado, considerando a variedade híbrida adquirida por meio do Sistema Troca-Troca, para melhorar a produtividade e qualidade agrícola.

Foto Rafael Simonis

Hermes fez um balanço das principais ações e investimentos da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto