SantaFlor atinge o patamar de feira estadual

A SantaFlor terminou nesse domingo com recorde de público. Mais de 40 mil pessoas de várias regiões do Rio Grande do Sul visitaram o município e a feira desde a última sexta-feira, dia 17, para conferir a diversidade de atrações que fizeram da terceira edição um sucesso em âmbito estadual.

Quem participou do evento fez questão de ressaltar a beleza das flores e da decoração, a organização da feira, a qualidade dos shows, a exposição de produtos e a variedade de opções para todos os gostos e idades. Entre os destaques esteve o espaço amplo e bem decorado dos quatro floricultores do município, que expuseram flores e plantas de diversas cores e tamanhos.

Outra atração foram os shows, sobretudo do grupo Os Serranos, do Guri de Uruguaiana e do Rogério Magrão e Banda, que atraíram milhares de pessoas ao palco de eventos. Toda a estrutura esteve coberta. Da mesma forma, teve o 1º Encontro Musical do Vale do Taquari, que envolveu 12 bandas de várias cidades da região.

De acordo com o presidente Gilmar Neumann, a feira superou as expectativas dos organizadores. Agradeceu a todos que auxiliaram para que esse evento fosse sucesso mais uma vez. Da mesma forma, o prefeito Fabiano Immich parabenizou a comissão organizadora, secretários municipais e servidores que se dedicaram à realização do evento.

A quantidade de plantas vendidas e a soma de negócios fechados ainda estão sendo contabilizadas pelos organizadores e serão divulgadas nesta terça-feira, dia 22. A corte da SantaFlor é representada pela rainha Jenifer Simonis Hermes e pelas princesas Camila Regina Hermes e Luana Beatriz Schorr.

Reuniões dos prefeitos e dos vereadores

Na quinta-feira, antes da abertura oficial, ocorreu reunião da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat), no Centro Administrativo. Na oportunidade, os prefeitos de Arroio do Meio, Sidnei Eckert e de Travesseiro, Ricardo Rockenbach, foram indicados para representar a associação na diretoria do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), que realiza eleição no próximo dia 31. Além disso, foi solicitado apoio financeiro dos municípios para concluir as obras da ala feminina do Presídio Estadual de Lajeado. No mesmo dia, teve encontro de primeiras-damas e soberanas.

Já na sexta-feira ocorreu o Encontro Regional do Departamento Estadual de Assistência Social na sede da Câmara e a reunião mensal do G8, oportunidade em que o prefeito Fabiano Immich entregou o cargo de presidente do consórcio a Edgar Cerbaro, de Progresso. E no sábado foi a vez dos vereadores se reuniram no Centro Administrativo, onde houve a palestra sobre comunicação eleitoral e sobre o papel dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais.

Ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei

A participação do ex-atleta de voleibol da Seleção Brasileira, Gustavo Endres, mobilizou crianças, jovens e amantes da modalidade na sexta-feira à tarde. Ele falou um pouco sobre sua história no vôlei, distribuiu autógrafos e posou para fotografias. Ainda aproveitou para visitar os estandes dos floricultores do município. Por fim, elogiou a comissão organizadora pela realização da feira e cogitou, inclusive, a possibilidade de num futuro morar em Santa Clara do Sul devido à sua organização e acolhimento.

Inauguração de agroindústrias

A programação da SantaFlor também contou com a inauguração de três agroindústrias locais, no estande da Emater/RS-Ascar. A cerimônia de entrega dos certificados, que declararam os empreendimentos legalizados nas áreas sanitária, tributária e ambiental, teve a presença do diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústrias da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Dionatan Tavares.

Na ocasião, Tavares, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e o prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, repassaram o documento às agroindústrias Kollet e Acedi Alimentos, ambas da localidade de Picada Santa Clara, e Conservas Thomas, da Sede.

24 anos do município

Neste ano, o evento coincidiu com o 24º aniversário de Santa Clara do Sul, que se emancipou de Lajeado em 20 de março de 1992. Para tanto, a administração municipal elaborou uma série de atrações para a comunidade no domingo de manhã, último dia da feira. Entre as atividades estiveram apresentações artísticas de alunos das escolas Professor Sereno Afonso Heisler e Pequeno Mundo.

Patrocinadores

O evento tem o patrocínio da Dália Alimentos (Máster); Baldo SA e Imojel Construtora e Incorporadora (Ouro); Sicredi, Calçados Beira Rio e BRDE (Prata); Morar Bem Imóveis (Bronze), além do apoio de Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Transportes e Serviços Dartora, Caixa Econômica Federal, Languiru, SMB Engenharia e Topografia, Kramer Materiais de Construção e Móveis Planejados, Blaster Detonações, SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Afubra, Centergraf, Vetor Multimáquinas, Antares Imobiliária e Loteadora, Lógica Gestão Ambiental Inteligente, Scherer Viagens e Turismo, Metalúrgica Adams, Banco do Brasil – Governo Federal, Roalnet Provedor de Acesso à Internet, Mecânica DS, Fruki Guaraná e Conzatti Engenharia.

Fotos Rafael Simonis

Exposição e venda de flores atraiu visitantes de diversas regiões do estado

Programação de aniversário do município contou com apresentações de alunos

Comissão organizadora e equipe que trabalharam na realização da feira