SantaFlor é confirmada para março de 2016

A comissão organizadora da SantaFlor definiu o período de realização da terceira edição do evento. Será de 17 a 20 de março de 2016, no ginásio municipal de esportes. A data foi confirmada nessa segunda-feira à noite, durante reunião com os produtores de flores e as soberanas. O lançamento, por sua vez, ficou marcado para 28 de janeiro, uma quinta-feira, no Salão Paroquial.

De acordo com o prefeito Fabiano Immich, a Feira das Flores coincidirá com as comemorações alusivas ao 24º aniversário de Santa Clara do Sul, que será completado em 20 de março. Inclusive, durante o evento, o Executivo projeta a inauguração do parque multiesportivo, cujas obras começaram nesta semana.

Apesar de o momento financeiro do país ainda demandar cautela, Immich salienta que a gestão responsável dos recursos do município possibilitará a realização da SantaFlor, que evidencia as potencialidades locais para a região e o estado. “Além de beneficiarmos nossos produtores, comerciantes e empresários, o nome de Santa Clara do Sul será difundido por todo o Rio Grande do Sul”.

O presidente da feira, Gilmar Neumann, enaltece o esforço da administração municipal, da comissão organizadora e toda a comunidade para viabilizar o evento. Mesmo com a instabilidade financeira que atinge setores públicos e privados, ele adianta que a terceira edição da SantaFlor deve superar os números de 2013, quando cerca de 40 mil pessoas prestigiaram o evento e o volume de negócios chegou a R$ 1,3 milhão. A partir de agora, os organizadores passam a se reunir para definir os detalhes da festa.

Produtores animados

Proprietária de uma das quatro floriculturas existentes em Santa Clara do Sul, Tania Maria Weber Frölich está satisfeita com o anúncio da realização da feira. Na atividade há nove anos, possui 4,5 mil metros quadrados de estufa onde cultiva 60 mil vasos por ano. A exemplo das edições anteriores, ele espera que o evento ajude a divulgar o setor e ampliar os negócios. Hoje existem 11 estufas de flores espalhadas pelo município que produzem uma média de 350 mil vasos por ano.

Inicialmente programada para setembro deste ano, a 3ª SantaFlor teve de ser adiada devido à falta de repasse de recursos por parte do estado e da União, que no momento somam mais de R$ 1 milhão. As soberanas da feira são a rainha Jenifer Simonis Hermes e as princesas Camila Regina Hermes e Luana Beatriz Schorr, eleitas em novembro de 2014.

Foto Rafael Simonis

A rainha Jenifer Simonis Hermes (c) e as princesas Luana Schorr (e) e Camila Hermes formam a corte da SantaFlor 2016