top of page

Santa Flor aposta em inovação e tecnologia para a produção de flores, agroecologia e turismo

Atualizado: 13 de out. de 2023

Começou a contagem regressiva para a 5ª edição da Santa Flor + SF Summit, evento alicerçado na sustentabilidade, com eixo na inovação e tecnologia para a produção de flores, agroecologia e turismo. O evento será realizado no Parque de Eventos Broenstrup, em Santa Clara do Sul, entre os dias 11 e 15 de outubro, e proporcionará a interação com a comunidade e o público visitante. A entrada é franca.


Neste ano, a Santa Flor integra à sua grade de atrações um evento técnico, o SF Summit. Segundo o prefeito Paulo Cezar Kohlrausch, a SantaFlor + SF Summit 2023 será destinada à discussão de temas técnicos importantes para os setores de agroecologia e turismo. "Queremos proporcionar aos visitantes uma experiência única, com atrações culturais, entretenimento e discussões relevantes para nossa região", avalia.


Os Summits de Agroecologia e Turismo serão realizados na sexta-feira (13), a partir das 8h30. Enquanto o Seminário de Turismo se dedicará a mostrar aos participantes o potencial de Santa Clara do Sul e de sua localização no Vale do Taquari, assim como vai explorar as características dos turistas do Rio Grande do Sul; o Seminário de Agroecologia vai exibir o panorama de consumo de orgânicos no Brasil, pensará políticas de fomento à Agroecologia e se debruçará sobre o uso de tecnologias para maior eficiência da produção.


As flores, é claro, não ficariam de fora da programação. Por isso, nos dias 12 e 14 de outubro, oficinas voltadas especificamente para o cuidado com as plantas serão ministradas. E isso contempla desde o público iniciante, com a oficina "Comprei uma flor! E agora como cuidar?", que será apresentada às 10h15, do sábado (14); ao público com maior conhecimento técnico, como a oficina "Jardim vertical e plantas interiores", marcada para às 14h15, também do sábado.


Programação cultural


A Santa Flor + SF Summit não será exclusivamente um evento técnico. Diversas atrações culturais estão confirmadas para os cinco dias de evento. Entre elas, Os Fagundes, que abrem o cronograma de espetáculos, a partir das 21h, da quarta-feira (11). No dia seguinte, quinta-feira (12), a programação continua com um nome de destaque na cena musical nacional, a cantora Luísa Barbosa, conhecida por ser finalista do programa The Voice Kids, em 2019.


A programação de shows e espetáculos segue com tudo na sexta-feira (13), com um show da Banda Rosa's, que levará ao palco da Santa Flor + SF Summit hits dos anos 1980 e 1990. Já no sábado (14), a partir das 21h, Leandro Mallmann sobe ao palco para apresentar clássicos nacionais e internacionais. No domingo (15), para fechar a programação, uma das bandas mais tradicionais e queridas do Rio Grande do Sul se apresenta na Santa Flor + SF Summit a partir das 17h, o Musical JM.




Novo local, antiga tradição


Segundo o presidente da Santa Flor + SF Summit, Estevão Heisler, uma grande novidade é o novo espaço onde a feira será realizada, construído especialmente para receber os visitantes. “Essa mudança de local e conceito trazem um valor significativo para a comunidade, que está profundamente envolvida no evento”, observa.


A área onde hoje está o Parque de Eventos Broenstrup foi adquirida pelo governo municipal em 2019. A fumageira, fundada por Fredolino Broenstrup e Edmundo Gewehr, foi uma das primeiras indústrias de fumo do Rio Grande do Sul e funcionou de 1930 a 1967. Com o passar do tempo, a Fumageira virou um marco histórico em Santa Clara do Sul. A estrutura conta com cerca de 1,5 mil metros quadrados de área e uma arquitetura marcante, com destaque para sua chaminé.


Nos últimos quatro anos, com a aquisição do governo municipal, foram investidos mais de R$ 3,5 milhões na revitalização da área. Isso incluiu a restauração da Casa Broenstrup, uma edificação com 360 metros quadrados que serviu como residência da família. Hoje, esse local abriga o departamento de Cultura e Turismo.


A feira


A SANTA FLOR + SF SUMMIT 2023 CONTA COM O PATROCÍNIO MÁSTER DE BANRISUL. PATROCÍNIO OURO DE COOPERATIVA CERTEL - A FORÇA QUE NOS UNE E SICREDI. PATROCÍNIO PRARA DE BRASREDE, PATROCÍNIO BRONZE DE BRDE, BADESUL, STR E SECRETARIA DE INOVAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL E APOIO DA SDR - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO RIO GRANDE DO SUL.


A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA SANTA FLOR 2023 FOI CONTEMPLADA NO EDITAL DO FAC E CONTA COM O FINANCIAMENTO DO PRÓ-CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E COM O ESTÍMULO DA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA DO MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO.


Confira a programação completa:

Santa Flor + SF Summit

Quando: de 11 a 15 de outubro

Onde: Parque de Eventos Broenstrup (Picada Santa Clara, Santa Clara do Sul - RS)

Entrada franca.


Projeto Cultural Flor e Arte | Santa Flor 2023


Quarta-feira (11/10)

16h - Assembleia AMVAT e Encontro de Primeiras Damas

17h30 - Orquestra de Santa Clara do Sul

18h - Abertura Oficial

19h - Samba de Moça

21h - Os Fagundes


Quinta-feira (12/10)

10h - Atividades com Escoteiros

10h - Espetáculo Cirkou Trupe

11h - Apresentação Grupo de Danças Alemãs Infantil

13h30 - Teatro com Cães (Rudinho)

14h - Encontro das Soberanas

15h30 - Show com LUIZA BARBOSA

19h - Orquestra de TEUTÔNIA


Sexta-feira (13/10)

19h - Banda Geração 80

21h - Banda Rosas


Sábado (14/10)

09h - Assembleia AVAT

13h15 - Apresentação Grupo de Danças Alemãs

14h - Os Hermanos / Encontro 3° idade

19h - Aleandro Santos e banda

21h - Leandro Mallmann


Domingo (15/10)

10h - Apresentação Escola de Música

15h - Festival Kids

17h - Musical JM e DJ Maurinho


Seminário Regional de Turismo - Sexta-feira (13/10)


8h30 - Credenciamento/Coffee

9h - Abertura Oficial

9h15 - Palestra Santa Clara do Sul no Mapa do Turismo

10h - Painel Empreendimentos Turísticos em Santa Clara do Sul

10h45 - Painel Comportamento do Turista do RS

11h30 - Palestra Inovação e Tecnologia no Turismo

14h - Tour Panorâmico de Networking em Santa Clara do Sul

16 - Encerramento


Seminário Agroecologia - Sexta-feira (13/10)


9h30 - Credenciamento com coffee

10h - Abertura com participação da artista Bruna Eichler - Ave Cantadeira

10h30 - Palestra Panorama do consumo de orgânicos no Brasil

11h - Painel Flores Para Todos - Diversificação de renda na propriedade

11h40 - Palestra Políticas de Fomento à Agroecologia

13h30 - Painel Políticas Públicas e Tecnologias para Produção Orgânica e Desenvolvimento Sustentável

14h30 - Uso de tecnologia para eficiência na propriedade - Sebrae - Elysios

15h - Encerramento


Oficina de Flores


Quinta-feira (12/10)


10h30 - Paisagismo

11h30 - Flores PANC - Flores na alimentação

13h - Kokedama - Arte Oriental

14h - Flores PANC - Flores na alimentação


Sábado (14/10)


10h15 - Comprei uma flor!! E agora como cuidar?!

11h15 - Manutenção de jardim

13h15 - Orquídeas - Como cuidar!?

14h15 - Jardim vertical e plantas interiores


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page