“Santa Clara Tem Valor” é destaque em evento na Universidade de Rio Grande

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) promoveram o “Diálogo UniverCidades” nesta quinta-feira, dia 25, no campus da instituição de ensino.

O evento reuniu gestores municipais e academia com o propósito de apresentar inovações colaborativas entre universidades e cidades brasileiras. O fomento ao diálogo entre centros de ensino e pesquisa e municípios é um dos objetivos do Projeto UniverCidades, executado pela CNM em parceria com a União Europeia.

Entre as experiências apresentadas durante o encontro esteve o programa Santa Clara Tem Valor. O prefeito Paulo Kohlrausch fez um resumo da iniciativa, desde o diagnóstico que evidenciou a necessidade de fortalecimento econômico do município para manter a qualidade dos serviços prestados à população.

Kohlrausch também destacou a modernização administrativa, a qualificação dos empreendedores e seus funcionários, o estímulo ao empreendedorismo na rede municipal de ensino e a campanha de marketing para conscientizar a comunidade sobre a importância de valorizar o comércio local.

De acordo com o prefeito, o sucesso do programa se deve à mobilização dos funcionários públicos, dos empresários e seus colaboradores e de toda a comunidade, que desde o lançamento realizado em agosto de 2017 se engajaram no projeto. O governo municipal ainda esteve representado no evento pela secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, que coordena o Santa Clara Tem Valor.

Entenda o programa

O programa Santa Clara Tem Valor atua sobre as áreas da economia, do aperfeiçoamento humano e da qualidade de vida, com perspectivas em curto, médio e longo prazo de impactos sociais abrangentes para toda comunidade local.

Os empresários profissionalizam seus modelos de negócio, ampliam a produtividade por meio da qualificação dos funcionários e aumentam as suas receitas, fortalecendo a economia local e, consequentemente, refletindo em obras e serviços para toda a população.

Os consumidores, por sua vez, passam a ter acesso a uma oferta mais qualificada de produtos e serviços e a uma maior qualidade no atendimento, sentindo-se motivados a comprarem no comércio local e a contribuírem no desenvolvimento do município.

A iniciativa ainda tem reflexos positivos em toda a rede municipal de ensino na medida em que está atuando na formação de novos empreendedores por meio da disciplina de empreendedorismo desenvolvida junto com o Sebrae, garantindo o futuro da economia local.

Por fim, a iniciativa aperfeiçoa gestores e servidores públicos, que percebem a importância cada vez maior de oferecerem uma estrutura administrativa moderna e eficaz para estimular e simplificar a criação, instalação e operacionalização de empresas no município.

Prefeito Paulo Kohlrausch apresentando o programa Santa Clara Tem Valor em Rio Grande

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS