Santa Clara + Feliz é apresentado no Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva

O Programa Santa Clara + Feliz foi um dos cases de sucesso do IV Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, que ocorreu de 15 a 17 de setembro, no Centro de Eventos PUC-RS, em Porto Alegre. A iniciativa idealizada pelo Governo de Santa Clara do Sul foi apresentada nessa sexta-feira à tarde pela coordenadora do programa, Danielle Harth. Intitulada de “Santa Clara do Sul: uma cidade mais feliz”, a apresentação teve como enfoque principal a importância da implementação de políticas públicas visando ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas. “O Santa Clara + Feliz é uma iniciativa inovadora no país, pois baseia-se no FIB (Felicidade Interna Bruta) como indicador para mensurar o desenvolvimento do município”, destaca a coordenadora. O FIB leva em consideração aspectos como bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida. “É muito gratificante poder representar Santa Clara do Sul num evento de tamanha importância, tendo a oportunidade de compartilhar experiências de psicologia positiva com convidados do Brasil e de outros países”, menciona Danielle. De acordo com a coordenadora do programa, o fato de Santa Clara do Sul ter uma gestão pública moderna, humanizada e voltada ao profissionalismo, colocando a coletividade no centro de todas as ações, permite iniciativas como o Santa Clara + Feliz. Danielle recorda um dos trechos da fala do prefeito Paulo Kohlrausch no evento de lançamento do programa, em agosto de 2021, para ressaltar a relevância dessa iniciativa à população. “O primeiro passo é diminuir e amenizar a dor emocional das pessoas, mas seremos mais ambiciosos. Não basta sofrer menos, temos que construir instrumentos que possibilitem o melhor bem-estar das pessoas”. As ações do programa são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “No momento, em torno de 400 pessoas já estão sendo atendidas diretamente, desde crianças até idosos, através de rodas de conversa, grupos de caminhada, grupos de ginástica, grupos de arteterapia, entre outras atividades, como os Piqueniques no Parque Odilo Klein realizados sempre no último domingo do mês”, informa a secretária Iara Kohlrausch. Outro projeto em andamento por meio do programa é a implementação de uma horta comunitária num terreno que fica próximo à Escola de Educação Infantil Criança Feliz. O grupo responsável tem realizado encontros e o preparo da terra para o plantio já está sendo feito. Quem tiver interesse em participar das atividades do Programa Santa Clara + Feliz pode fazer a inscrição pelo site ou através do fone/whats 3782-2269. _Saiba mais_ O Santa Clara + Feliz é um programa de felicidade pioneiro no Brasil voltado para todos os moradores de Santa Clara do Sul. Ele foi construído a partir dos resultados da Pesquisa de Felicidade Interna Bruta (FIB) que foi realizada com a população e com os servidores públicos. Foram mais de 700 respondentes. O questionário foi traduzido e adaptado da pesquisa original do Butão, país que construiu essa metodologia de mensuração do desenvolvimento de uma comunidade. Em Santa Clara do Sul, as iniciativas são baseadas em 4 Pilares da Felicidade: Engajamento, Emoções positivas, Educação e Cultura, Atividades Físicas. Em cada uma delas são realizadas ações para favorecer a percepção e sensação de felicidade. _Atividades que integram o programa_ - Eventos de bem-estar, proporcionando que as pessoas se encontrem, convivam e sintam-se felizes em momentos simples e prazerosos; - Oficinas de bem-estar para que as pessoas tenham um tempo de qualidade e invistam na felicidade, descobrindo novas habilidades como meditar, cantar, dançar, fazer arte com as mãos e tantas outras possibilidades; - Cursos para promover conhecimento, reflexão e novos hábitos de vida; - Ambientes públicos propícios para momentos de bem-estar; - Rodas de conversa para compartilhar situações corriqueiras e aprender a viver de forma mais leve e feliz; - Fortalecimento de iniciativas comunitárias com intervenções de psicologia positiva; - Ações de voluntariado para o exercício da bondade e gentileza; - Atividades para Adoção de Hábitos Positivos; - Grupos de atividades físicas como yoga, caminhada contemplativa e turística, ginástica orientada, funcional, aula de ritmos, além das atividades esportivas; - E muitas outras iniciativas de qualidade de vida e bem-estar.