Santa Clara do Sul retoma aulas presenciais

As aulas do ensino fundamental da rede municipal de Santa Clara do Sul serão retomadas nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, com atividades presenciais para mais de 500 alunos das escolas Willibaldo Both, Gustavo Seidel, Professor Sereno Afonso Heisler e Frei Henrique de Coimbra. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo retornou no último dia 11, de forma gradativa, com atendimento a cerca de 200 crianças de um a quatro anos.

Após um ano letivo atípico, com aulas virtuais e sistema de ensino híbrido em virtude da pandemia de Covid-19, o retorno está organizado para atender 100% dos alunos do ensino fundamental da rede municipal, respeitando os protocolos de segurança do sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, com uso de máscara, higienização das mãos e turmas divididas nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o ano letivo iniciará com a missão de recuperar as perdas pedagógicas decorrentes da pandemia. “Num primeiro momento, os alunos serão acolhidos nas escolas e, de forma organizada, ocorrerão diagnósticos para identificar o seu nível de aprendizado, com o objetivo de identificar possíveis situações que necessitem de reforço escolar”, explica o secretário.

Heinen destaca que será feita uma construção conjunta, com a atuação de equipe especializada, além do uso de tecnologias para complementar e intensificar o ensino e a aprendizagem. “O município está fazendo o máximo que pode, com muito esforço, pensando na segurança e legalidade deste novo normal, para promover o bem-estar e a qualidade de ensino, apesar dos desafios”, salienta Heinen.

Para garantir um retorno seguro, os profissionais da Secretaria de Educação foram testados para Covid e as escolas preparadas com equipamentos de higienização, com reforço e orientação especial para as equipes de limpeza.

Investimentos na infraestrutura das escolas:

No último ano foram investidos mais de R$ 600 mil na ampliação, reformas e melhorias das escolas municipais. A EMEF Gustavo Seidel, de Sampainho, teve sua infraestrutura duplicada, com execução de refeitório, cozinha, banheiros e sala de aula novos. Na EMEF Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz, foram remodelados o hall de entrada e a fachada, com recuo e abrigo para promover mais segurança dos alunos que utilizam o transporte escolar, ampliação da biblioteca e sala de direção, reforma dos banheiros, pintura e execução de fossa. Ainda ocorreram melhorias na EMEF Professor Sereno Afonso Heisler, com pintura, reforma de piso e ajustes no pátio, e na EMEI Pequeno Mundo, onde teve a troca do piso dos corredores e a reforma dos assoalhos das salas de atendimento.

Este ano, o município conta com um reforço no transporte escolar, com um ônibus novo de 44 lugares, que tem por objetivo proporcionar mais conforto e segurança aos alunos e economia aos cofres púbicos.

EMEF Gustavo Seidel foi ampliada em 2020 e está preparada para receber os alunos com segurança.
EMEI Pequeno Mundo está em atividades desde o último dia 11, com atendimento dividido entre turnos.

Créditos: Maica Viviane Gebing/Assessoria de Comunicação