Santa Clara do Sul retoma aulas presenciais

As aulas do ensino fundamental da rede municipal de Santa Clara do Sul serão retomadas nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, com atividades presenciais para mais de 500 alunos das escolas Willibaldo Both, Gustavo Seidel, Professor Sereno Afonso Heisler e Frei Henrique de Coimbra. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo retornou no último dia 11, de forma gradativa, com atendimento a cerca de 200 crianças de um a quatro anos.


Após um ano letivo atípico, com aulas virtuais e sistema de ensino híbrido em virtude da pandemia de Covid-19, o retorno está organizado para atender 100% dos alunos do ensino fundamental da rede municipal, respeitando os protocolos de segurança do sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, com uso de máscara, higienização das mãos e turmas divididas nos turnos da manhã e tarde.


De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o ano letivo iniciará com a missão de recuperar as perdas pedagógicas decorrentes da pandemia. “Num primeiro momento, os alunos serão acolhidos nas escolas e, de forma organizada, ocorrerão diagnósticos para identificar o seu nível de aprendizado, com o objetivo de identificar possíveis situações que necessitem de reforço escolar”, explica o secretário.


Heinen destaca que será feita uma construção conjunta, com a atuação de equipe especializada, além do uso de tecnologias para complementar e intensificar o ensino e a aprendizagem. “O município está fazendo o máximo que pode, com muito esforço, pensando na segurança e legalidade deste novo normal, para promover o bem-estar e a qualidade de ensino, apesar dos desafios”, salienta Heinen.


Para garantir um retorno seguro, os profissionais da Secretaria de Educação foram testados para Covid e as escolas preparadas com equipamentos de higienização, com reforço e orientação especial para as equipes de limpeza.

Investimentos na infraestrutura das escolas:

No último ano foram investidos mais de R$ 600 mil na ampliação, reformas e melhorias das escolas municipais. A EMEF Gustavo Seidel, de Sampainho, teve sua infraestrutura duplicada, com execução de refeitório, cozinha, banheiros e sala de aula novos. Na EMEF Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz, foram remodelados o hall de entrada e a fachada, com recuo e abrigo para promover mais segurança dos alunos que utilizam o transporte escolar, ampliação da biblioteca e sala de direção, reforma dos banheiros, pintura e execução de fossa. Ainda ocorreram melhorias na EMEF Professor Sereno Afonso Heisler, com pintura, reforma de piso e ajustes no pátio, e na EMEI Pequeno Mundo, onde teve a troca do piso dos corredores e a reforma dos assoalhos das salas de atendimento.

Este ano, o município conta com um reforço no transporte escolar, com um ônibus novo de 44 lugares, que tem por objetivo proporcionar mais conforto e segurança aos alunos e economia aos cofres púbicos.


EMEF Gustavo Seidel foi ampliada em 2020 e está preparada para receber os alunos com segurança.
EMEI Pequeno Mundo está em atividades desde o último dia 11, com atendimento dividido entre turnos.

Créditos: Maica Viviane Gebing/Assessoria de Comunicação

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Geral)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Fiscalização (Sanitário)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Sala de Negócios

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon