SANTA CLARA DO SUL REFORÇA IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Diante do aumento de larvas e mosquitos Aedes aegypti na região, a Secretaria da Saúde de Santa Clara do Sul reforça a importância de intensificar os cuidados na prevenção e no combate ao mosquito causador de doenças como a Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.

Conforme preconiza o Ministério de Saúde, os Agentes de Combate a Endemias executam regularmente a inspeção de imóveis para detectar a existência de prováveis criadouros do mosquito.

Entre os dias 05 e 09 de abril, foi realizado o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa, metodologia trimestral que permite o reconhecimento da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas deste mosquito. Das 13 amostras larvárias coletadas em diferentes pontos da cidade, 11 continham larvas de Aedes aegypti.

A secretária municipal de Saúde, Iara Kohlrausch, explica que a descoberta da larva não significa que exista a doença no município. “O mosquito transporta o vírus de uma pessoa infectada para a outra. Se não houver infectados, não haverá transmissão”, afirma. No entanto, ressalta que é fundamental a colaboração da comunidade na prevenção. “Precisamos manter os cuidados e acabar com qualquer foco de água parada em nossos pátios e casas, para evitar que o mosquito continue se procriando”, salienta.