Santa Clara do Sul reduz casos de dengue com ações integradas e educação nas escolas
- imprensa
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O município de Santa Clara do Sul conseguiu um resultado expressivo na luta contra a dengue: a redução de 56 para apenas 4 casos. A conquista é fruto de um conjunto de ações planejadas e contínuas de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, desenvolvidas pela equipe de agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde.
Desde agosto de 2024, a cidade passou a utilizar um novo método de monitoramento, com o uso de armadilhas de oviposição (ovitrampas), instaladas em diferentes pontos do perímetro urbano. O objetivo é identificar precocemente a presença do mosquito e direcionar o trabalho para áreas com maior risco, conhecidas como “áreas quentes” de infestação.
Em casos suspeitos ou confirmados de dengue, é realizada uma ação imediata de bloqueio em um raio de 150 metros ao redor do imóvel onde ocorreu a infecção. Nesse processo, todos os focos são eliminados, caixas d’água recebem tratamento com larvicida, terrenos baldios são vistoriados e os moradores são orientados sobre a importância de eliminar criadouros.
Outro destaque é o trabalho de educação nas escolas, em que as crianças aprendem sobre o combate ao mosquito e levam esse conhecimento para casa, contribuindo para a conscientização das famílias. “Nossas equipes estão sempre em campo, buscando todas as alternativas viáveis para redução dos números”, enfatiza a secretária de Saúde, Ana Paula Bald.
A cada 15 dias, os agentes verificam os Pontos Estratégicos, como cemitérios, floriculturas e borracharias, locais com maior probabilidade de infestação. Também são realizados Levantamentos de Índice Rápido (LIRA), quatro vezes ao ano, com coleta de amostras encaminhadas ao Lacen, em Porto Alegre. A cada quatro meses, ocorre ainda a borrifação com inseticida (BRI) em locais de grande circulação de pessoas, como escolas, canchas e banheiros públicos.
Para o próximo ano, estão previstas ações de continuidade e intensificação, incluindo treinamentos dos agentes e a aplicação de BTI em águas correntes, visando combater também o mosquito borrachudo, que causa desconforto aos moradores.
Segundo os agentes Valdenir Carrera Souza e Silvano Luiz Schmitz, as medidas implementadas reforçam o compromisso do município com a saúde pública. “O planejamento e a execução das ações trazem saúde e bem-estar para toda a população, prevenindo não apenas a dengue, mas também outros agravos à saúde”, enfatiza Souza.




Comentários