Santa Clara do Sul recebe Ordem de Início do Programa Desassorear RS
- imprensa
- 11 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Na manhã desta quinta-feira (11), Santa Clara do Sul recebeu a visita de representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR), Edinei Pavão e Luís Eduardo Tavares para a assinatura da Ordem de Início dos trabalhos da segunda fase do Programa Desassorear RS, iniciativa do Governo do Estado voltada à recuperação de municípios atingidos pelas enchentes.
Aberto ainda em 2024, o programa contemplou Santa Clara do Sul em sua segunda edição, uma vez que o município não havia participado do primeiro ciclo de inscrições. Conforme o prefeito Márcio Haas, que assinou a Ordem de Início, o governador Eduardo Leite havia assumido o compromisso de incluir os municípios que não estavam cadastrados na fase inicial.
“Agradeço ao Governo do Estado e ao governador por ter mantido a sua palavra”, destacou o prefeito.
O investimento destinado ao município é de R$ 1.050.000, valor que permitirá a retirada de aproximadamente 19 mil metros cúbicos de cascalho do Arroio Sampaio. A ação é fundamental para ampliar a segurança hídrica, prevenir novos alagamentos e garantir condições adequadas de escoamento do arroio.
Além disso, todo o material removido poderá ser reaproveitado na manutenção e melhoria das estradas rurais de Santa Clara do Sul, gerando impacto positivo também na mobilidade e no desenvolvimento local.
A execução dos trabalhos inicia imediatamente e deve durar de 15 a 20 dias ininterruptos, reforçando o esforço conjunto entre município e Estado para a recuperação das áreas afetadas e a promoção de mais segurança e qualidade de vida para a comunidade.



Comentários