Santa Clara do Sul prepara o primeiro roteiro turístico

Reconhecida como a Cidade das Flores e da Agroecologia, Santa Clara do Sul caminha para também se tornar referência na área do turismo. E uma das ações é a criação do primeiro roteiro turístico, que fará parte de um projeto maior, composto por circuitos de caminhadas, trilhas, cicloturismo e demais rotas voltadas ao turismo religioso, cultural, gastronômico, esportivo e de ecoturismo, intitulado “Caminhos de Santa Clara”.

Os turistas que vierem a Santa Clara do Sul iniciarão o passeio com um breve registro no pórtico de entrada do município, partindo para experiências relacionadas às sensações, cheiros, sabores, belezas naturais e contato com o interior.

A primeira experiência gastronômica será um café colonial na agroindústria Thomas Especialidades. Após, o grupo seguirá para as coloridas estufas de flores da Flora e Figueira. Dali, os visitantes irão se deslocar para uma degustação na Vinícola San Castello, onde, além dos vinhos e sucos, poderão contemplar a região a partir de uma vista panorâmica privilegiada. O almoço colonial será servido no restaurante Bom Tempero, com direito à culinária e atrações típicas alemãs.

À tarde, os turistas visitarão a Igreja São Francisco Xavier, a Casa das Artesãs e a antiga fumageira Brönstrup, que será revitalizada e transformada no Centro de Eventos e Agrotecnologia. Após, o roteiro migra para o interior, onde o grupo conhecerá o Sítio Flor e Ser, na localidade de Nova Santa Cruz, e desfrutará de uma ampla variedade de produtos frescos orgânicos para degustação e colhe e pague.

O retorno prevê uma parada no Centro, em frente à loja Paty’s Moda, onde os turistas poderão viver uma experiência com moda sustentável. Ao final do passeio, os visitantes terão um tempo livre para circular na área central e conhecer os demais empreendimentos, produtos, belezas naturais e culturais do município.

O projeto está dividido em quatro etapas, que incluem o mapeamento, mentoria, preparo dos empreendedores para receber os visitantes e comercialização do roteiro. A previsão é iniciar os testes internos de visitação no fim do ano. Para isso, o governo municipal contratou uma empresa especializada para qualificar os empreendedores e estabelecimentos já confirmados no roteiro, ao longo do segundo semestre. Além disso, estão previstos subsídios para qualificar os demais empreendimentos e cidadãos santa-clarenses interessados em investir no turismo como fonte de negócio.

Segundo a coordenadora do Departamento Municipal de Economia e Turismo, Daiana Jung, o município está avançando no setor, com investimentos em infraestrutura e qualificação para bem receber os turistas, tanto por parte do governo municipal quanto dos empreendedores locais, que já estão participando de mentorias para adaptar e qualificar seus estabelecimentos. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única para os visitantes, como um município referência em acolhimento e no despertar de sensações”, salienta.

A administração municipal trabalha simultaneamente na construção do Parque Linear, às margens do Arroio Saraquá e no projeto do Parque Temático da Revolução Federalista, que se somam às demais praças e áreas verdes de convivência da Cidade das Flores e da Agroecologia. As visitas ao roteiro devem iniciar oficialmente em 2022, quando Santa Clara do Sul completará 30 anos e realizará mais uma edição da Santa Flor.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o intuito é transformar Santa Clara do Sul numa cidade turística, gerando mais emprego e renda, garantindo a manutenção de um município próspero e sustentável e revitalizando a área rural por meio do agroturismo. "Esse é o começo de uma caminhada longa e desafiadora no sentido de viabilizar uma alternativa consistente de sustentabilidade econômica e ambiental para Santa Clara do Sul", destaca.

Kohlrausch frisa a necessidade de implementação de um conjunto de ações públicas e privadas para fomentar o turismo local. " Com o apoio da comunidade, colocaremos a nossa cidade no mapa do turismo e construiremos um lugar cada vez melhor de se viver”, enfatiza.


Reunião turismo - Prefeito Paulo Kohlrausch se reuniu recentemente com os empreendedores confirmados no roteiro para debater e alinhar sobre o desenvolvimento do turismo local Pórtico - Pórtico de entrada da cidade será o primeiro ponto de parada dos visitantes dentro do roteiro de turismo
Reunião com empreendedores do roteiro para debater e alinhar sobre o desenvolvimento do turismo
Pórtico de entrada da cidade será o primeiro ponto de parada dos visitantes dentro do roteiro de turismo
Pórtico de entrada da cidade será o primeiro ponto de parada dos visitantes dentro do roteiro de turismo

Fotos Rafael Simonis



88 visualizações0 comentário