top of page

Santa Clara do Sul perde 253 posições no ranking do IMERS de Educação

O Governo do Estado divulgou nesta semana o ranking do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), ferramenta criada para estimular a melhoria da qualidade da educação no ensino fundamental da rede municipal.


O IMERS reúne indicadores que permitem comparar a qualidade educacional entre os municípios gaúchos, possibilitando maior transparência e acompanhamento das políticas públicas de ensino. Junto ao índice, também está disponível o cálculo da Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE), que define o percentual de recursos a ser distribuído a cada município, de acordo com o seu desempenho no IMERS e o porte populacional. O portal de visualização de dados do IMERS e da PRE já está disponível ao público e pode ser acessado por gestores, professores e cidadãos interessados.


Queda expressiva

Com base em provas aplicadas no mês de novembro de 2024, Santa Clara do Sul despencou 253 posições no ranking do IMERS, passando da 18ª colocação em 2023 para a 271ª em 2024.


Na alfabetização (2º ano), o município apresentou queda no índice de alunos em nível avançado de Português, que passou de 37,7% em 2023 para 22,2% em 2024, além do aumento dos estudantes no nível abaixo do básico, de 5,36% para 12,7%. Em Matemática, a queda foi ainda mais significativa: o índice avançado caiu de 47,27% em 2023 para apenas 9,54% em 2024.


Nos anos iniciais (5º ano), o desempenho em Português registrou pequena queda, mas em contrapartida, nos anos finais (9º ano), o índice de estudantes abaixo do básico em Português e Matemática saltou de 0% em 2023 para 16,67% em 2024, não havendo registros de desempenho no nível avançado.


Com isso, o nível de proficiência e a evolução de Santa Clara do Sul ficaram negativos na alfabetização e nos anos iniciais, com avanço de apenas 2,44 pontos nos anos iniciais. O PRE (Participação no Rateio da Educação) do município também foi impactado, caindo de 0,0829 em 2023 para 0,0664 em 2024, o que prejudicará os repasses previstos para o próximo ano.


Plano de reação

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Guilherme Johann, reconheceu os resultados como um grande desafio. “Estamos diante de uma missão desafiadora de retomar posições no ranking. Acreditamos muito na qualidade dos nossos profissionais e vamos elaborar um plano de trabalho robusto, que inclui visitas aos municípios do Vale do Taquari que tiveram bons desempenhos, para aprendermos com suas práticas e avançarmos novamente em nossos indicadores”, destacou.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page