Santa Clara do Sul lança programa Educação Para Todos

Atualizado: 29 de mai. de 2021

Garantir que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver. É com este objetivo que Santa Clara do Sul lançou o programa Educação Para Todos, com ações inovadoras de incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional.

A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, dia 28, no Salão Paroquial. A comunidade pôde acompanhar a transmissão ao vivo do evento pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Santa Clara do Sul.

A data de 28 de maio foi escolhida para o lançamento do programa por lembrar o combate vitorioso dos colonos santa-clarenses contra os maragatos, ocorrida em 1895.

Participaram do evento o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Santa Clara do Sul, Mauro Heinen; o promotor Sérgio da Fonseca Diefenbach; a presidente da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, Helena Herrmann; a coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação, Cássia Benini; o vice-prefeito Fabiano Immich e o prefeito Paulo Kohlrausch, além de outras autoridades, imprensa e comunidade em geral.

Também estiveram presentes os representantes das instituições de ensino contratadas para dar os cursos nesta primeira etapa de qualificação: Univates, Faculdade La Salle, Senac, Sesi, Instituto Mix, Fênix Vestibulares e Sicredi.

O prefeito Paulo Kohlrausch salientou que este é o melhor investimento de seu governo, uma vez que qualifica as pessoas. Ele defendeu a mudança dos paradigmas educacionais. “Esse desafio não é um desafio de um governo só, ou de uma cidade só, é um desafio coletivo. Preparar as pessoas para esse mundo que nós estamos vivendo porque o mundo para o qual nós fomos educados não existe mais. As coisas mudaram, nós fomos atropelados. O futuro já chegou, já faz algum tempo”, disse.

O programa será guiado por três eixos principais: escolarização, profissionalização e educação comportamental. As ações estão voltadas para a educação continuada que atenda às necessidades das pessoas em todas as fases da vida e em todos os segmentos da sociedade, desde a educação infantil até a terceira idade.

A iniciativa busca estimular a população a buscar uma graduação ou uma formação profissionalizante. Também visa incentivar a comunidade a desenvolver habilidades voltadas à inteligência emocional, relacionamentos inter e intrapessoal. Da mesma forma, o programa tem o intuito de preparar as pessoas para o mercado de trabalho e para encarar a rápida transformação digital, fomentar o espírito empreendedor nos participantes e oportunizar melhorias em atividades profissionais.

Para desenvolver os treinamentos e capacitações, o município fará parcerias com instituições especializadas em suas áreas de atuação. Para participar, os interessados deverão comprovar residência em Santa Clara do Sul e assinar termo de compromisso no ato da inscrição, concordando com as normas do programa. Como forma de incentivo, o município subsidiará de 50% a 100% do valor total da formação, desde que o inscrito frequente e conclua o curso.

Mais informações sobre o Educação Para Todos podem ser acessadas no site do programa (https://santaclaradosul.wixsite.com/educacaoparatodos) ou pelo fone 3782 2275.

Prefeito Paulo Kohlrausch destacou a importância da educação para o desenvolvimento das pessoas

Da esquerda para direita: Mauro Heinen; Sérgio Diefenbach; prefeito Paulo Kohlrausch; Fabiano Immich; Cássia Benini e Helena Herrmann

Representes das instituições de ensino contratadas pelo município para ministrar está primeira etapa de capacitações