Santa Clara do Sul firma convênio com região peruana para fortalecer produção orgânica

Troca de experiências permitirá qualificação da produção, manejo e venda dos produtos A convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o município de Santa Clara do Sul está firmando um convênio inédito com a província de Huancavelica, localizada no Peru, para desenvolver a produção de orgânicos. O termo de cooperação foi debatido durante videoconferência realizada nesta quinta-feira, dia 4. Participaram da reunião virtual o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch; o governador da região de Huancavelica, Maciste Diaz; o diretor geral do IICA, Manuel Otero; o coordenador regional do IICA para a Região Sul, Caio Rocha, além das equipes dos municípios envolvidos na iniciativa e demais representantes do IICA. O objetivo do convênio, que tem o apoio da Comissão Interamericana de Agricultura Orgânica, é fortalecer e qualificar a produção, o manejo e a comercialização de produtos orgânicos nessas duas regiões por meio da troca de experiências e de ideias inovadoras que possam servir de modelo e inspirar outros municípios. Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, a parceria com o Peru trará vários benefícios importantes para o fortalecimento da agroecologia. “O intuito é tornar a produção cada vez mais sólida e consistente. Por isso, este convênio com a província de Huancavelica, que hoje é referência na América Latina no cultivo de orgânicos, é tão relevante. Ainda mais no contexto atual, onde a procura por alimentos saudáveis e que não agridam o meio ambiente é cada vez maior”, salientou Kohlrausch ainda aproveitou a oportunidade para convidar o governador de Huancavelica e sua equipe técnica para visitar Santa Clara do Sul e a região do Vale do Taquari assim que a pandemia do Coronavírus voltar a permitir o contato presencial. “Esta parceria é muito importante porque estimulará ações sustentáveis e o cultivo agroecológico”, destacou. Um dos responsáveis por promover a parceria entre Huancavelica e Santa Clara do Sul, Caio Rocha acredita que o termo de cooperação trará resultados importantes para o fortalecimento da agroecologia e da agricultura sustentável. “Ambas as regiões definiram a produção orgânica como uma política de governo, o que é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa. Essa é uma experiência nova e espero que traga benefícios a todos os envolvidos”, mencionou. O governador da província de Huancavelica, Maciste Diaz e o diretor geral do IICA, Manuel Otero, também ressaltaram a relevância do convênio e enalteceram o fato de Santa Clara do Sul investir na produção de orgânicos, através de uma política pública, e oferecer mais saúde e qualidade de vida à população. Saiba mais Lançado em 29 de junho de 2017, o programa Santa Clara Mais Saudável incentiva a produção e o consumo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. Vinte famílias participam da iniciativa, das quais 12 possuem certificação. Atualmente são mais de 40 hectares de área cultivada. As principais culturas são frutas, com destaque para a produção de morangos, citros, melancias, bananas e uvas, além de uma ampla variedade de hortaliças, como brócolis, couve-flor, alface, repolho, couve-folha, rúcula, beterraba, rabanete, tempero verde, cenoura, batata-doce, aipim, cebola e alho. Desde 2018 também é realizada a Feira de Produtos Agroecológicos no município, onde os agricultores vendem os alimentos produzidos em suas propriedades. Além disso, 60% da merenda escolar é orgânica. Outro destaque foi a quarta edição da Santa Flor ocorrida em setembro do ano passado e que teve a agroecologia como um dos enfoques principais. Nos últimos 10 anos, o Brasil registrou um aumento de 200% no número de produtores orgânicos, passando para 21.807 agricultores certificados. Em 2020, o setor totalizou um crescimento aproximado de 15%. O Peru, por sua vez, é o país com o maior número de produtores na América do Sul, com cerca de 91.770 pessoas envolvidas.

Prefeito Paulo Kohlrausch participou de videoconferência nesta quinta-feira para debater termo de cooperação

Fotos Maica Gebing