Santa Clara conquista prêmio internacional de boa gestão

Santa Clara do Sul conquistou nessa quinta-feira à tarde, em Punta del Este, no Uruguai, o prêmio latino-americano de bom governo municipal na categoria nacional, representando o Brasil. O reconhecimento ocorreu durante a XII Cúpula Hemisférica de Prefeitos, promovida pela Federação Latino-americana de Municípios. Em 2019, o evento será realizado em Santiago, no Chile.

Além da premiação, o prefeito Paulo Kohlrausch foi convidado a apresentar o case do programa Santa Clara Tem Valor no encontro, que teve a participação de mais de 2,5 mil representantes de toda a América Latina. “Quero compartilhar a conquista com os funcionários públicos, integrantes da iniciativa e com toda a nossa comunidade”, salienta o prefeito.

Em maio deste ano, durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, o programa voltado à sustentabilidade econômica do município já havia conquistado o primeiro lugar no Prêmio MuniCiência, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a União Europeia no sentido de valorizar as práticas mais inovadoras em gestão municipal de todo o país.

Na semana passada, o Santa Clara Tem Valor foi registrado por uma equipe de consultores e técnicos da CNM. Uma série de entrevistas foi realizada no município com a administração local, empresários e moradores, entre outros atores do projeto. O propósito da visita foi sistematizar a iniciativa em um novo exemplar dos Guias de Replicação, produzidos pelo projeto UniverCidades. A partir dos guias produzidos, outras prefeituras poderão adaptar os projetos para suas regiões.



Saiba mais

O programa Santa Clara Tem Valor atua sobre as áreas da economia, do aperfeiçoamento humano e da qualidade de vida, com perspectivas em curto, médio e longo prazo de impactos sociais abrangentes para toda comunidade local.

Os empresários profissionalizam seus modelos de negócio, ampliam a produtividade por meio da qualificação dos funcionários e aumentam as suas receitas, fortalecendo a economia local e, consequentemente, refletindo em obras e serviços para toda a população.

Os consumidores, por sua vez, passam a ter acesso a uma oferta mais qualificada de produtos e serviços e a uma maior qualidade no atendimento, sentindo-se motivados a comprarem no comércio local e a contribuírem no desenvolvimento do município.

A iniciativa ainda tem reflexos positivos em toda a rede municipal de ensino na medida em que está atuando na formação de novos empreendedores por meio da disciplina de empreendedorismo desenvolvida junto com o Sebrae, garantindo o futuro da economia local.

Por fim, a iniciativa aperfeiçoa gestores e servidores públicos, que percebem a importância cada vez maior de oferecerem uma estrutura administrativa moderna e eficaz para estimular e simplificar a criação, instalação e operacionalização de empresas no município.



87 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon