Santa Clara conquista prêmio internacional de boa gestão

Santa Clara do Sul conquistou nessa quinta-feira à tarde, em Punta del Este, no Uruguai, o prêmio latino-americano de bom governo municipal na categoria nacional, representando o Brasil. O reconhecimento ocorreu durante a XII Cúpula Hemisférica de Prefeitos, promovida pela Federação Latino-americana de Municípios. Em 2019, o evento será realizado em Santiago, no Chile.

Além da premiação, o prefeito Paulo Kohlrausch foi convidado a apresentar o case do programa Santa Clara Tem Valor no encontro, que teve a participação de mais de 2,5 mil representantes de toda a América Latina. “Quero compartilhar a conquista com os funcionários públicos, integrantes da iniciativa e com toda a nossa comunidade”, salienta o prefeito.

Em maio deste ano, durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, o programa voltado à sustentabilidade econômica do município já havia conquistado o primeiro lugar no Prêmio MuniCiência, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a União Europeia no sentido de valorizar as práticas mais inovadoras em gestão municipal de todo o país.

Na semana passada, o Santa Clara Tem Valor foi registrado por uma equipe de consultores e técnicos da CNM. Uma série de entrevistas foi realizada no município com a administração local, empresários e moradores, entre outros atores do projeto. O propósito da visita foi sistematizar a iniciativa em um novo exemplar dos Guias de Replicação, produzidos pelo projeto UniverCidades. A partir dos guias produzidos, outras prefeituras poderão adaptar os projetos para suas regiões.

Saiba mais

O programa Santa Clara Tem Valor atua sobre as áreas da economia, do aperfeiçoamento humano e da qualidade de vida, com perspectivas em curto, médio e longo prazo de impactos sociais abrangentes para toda comunidade local.

Os empresários profissionalizam seus modelos de negócio, ampliam a produtividade por meio da qualificação dos funcionários e aumentam as suas receitas, fortalecendo a economia local e, consequentemente, refletindo em obras e serviços para toda a população.

Os consumidores, por sua vez, passam a ter acesso a uma oferta mais qualificada de produtos e serviços e a uma maior qualidade no atendimento, sentindo-se motivados a comprarem no comércio local e a contribuírem no desenvolvimento do município.

A iniciativa ainda tem reflexos positivos em toda a rede municipal de ensino na medida em que está atuando na formação de novos empreendedores por meio da disciplina de empreendedorismo desenvolvida junto com o Sebrae, garantindo o futuro da economia local.

Por fim, a iniciativa aperfeiçoa gestores e servidores públicos, que percebem a importância cada vez maior de oferecerem uma estrutura administrativa moderna e eficaz para estimular e simplificar a criação, instalação e operacionalização de empresas no município.