Resíduos sólidos e recursos hídricos são temas de seminários

Para lembrar a passagem da Semana do Meio Ambiente, a administração municipal promoveu três seminários na semana passada voltados aos temas “resíduos sólidos” e “recursos hídricos”. As palestras ocorreram no Salão da Amizade, em Alto Arroio Alegre e nas escolas Gustavo Seidel, em Sampainho e Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz.

Ainda houve mostra de produtos confeccionados a partir de materiais recicláveis.

De acordo com a bióloga Dalila Welter, responsável pelos seminários, na apresentação sobre resíduos sólidos enfatizou-se a importância da separação e destino adequado dos materiais, sobretudo a coleta seletiva, prática a ser desenvolvida no município, conforme Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do G8. Também foi incentivada a realização de compostagem, evitando a destinação desses resíduos ao aterro sanitário.

Já na temática relacionada à água, a bióloga destacou a disponibilidade e o consumo desse recurso essencial aos seres vivos, além de práticas do dia-a-dia para evitar o desperdício e formas de reutilização de água da chuva, tanto para as residências quanto para as atividades agropecuárias. “Agradecemos a participação e colaboração de todos, buscando cada vez mais a interação com as comunidades e incentivando práticas mais sustentáveis”.

Ainda houve exposição dos trabalhos ambientais e de sustentabilidade desenvolvidos nos colégios no saguão de entrada do Centro Administrativo. A programação foi uma realização do Executivo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Desporto, com apoio da Emater e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Foto Divulgação

Bióloga visitou as comunidades de Nova Santa Cruz, Alto Arroio Alegre e Sampainho para orientar sobre a importância da preservação da natureza