Programa “Educação Para Todos” é encaminhado ao Legislativo

A administração municipal de Santa Clara do Sul encaminhou nesta segunda-feira, 10 de maio, projeto de lei ao Legislativo que institui o programa Educação Para Todos. A matéria deve ser votada pelos vereadores na sessão desta quarta-feira, dia 12.

Guiado por três eixos principais, que são a escolarização, a capacitação profissional e o desenvolvimento humano, o programa é voltado para a educação continuada que atenda às necessidades das pessoas em todas as fases da vida e em todos os segmentos da sociedade, desde a educação infantil até a terceira idade, com capacitações e treinamentos visando ao desenvolvimento da comunidade.

A iniciativa busca estimular a população, em especial os estudantes, a buscarem uma graduação ou uma formação profissionalizante. Também visa incentivar a comunidade a desenvolver habilidades voltadas à inteligência emocional, relacionamentos inter e intrapessoal. Da mesma forma, o programa tem o intuito de preparar as pessoas para o mercado de trabalho e para encarar a rápida transformação digital, fomentar o espírito empreendedor nos participantes e oportunizar melhorias em atividades profissionais.

Para desenvolver os treinamentos e capacitações, o município fará parcerias com instituições especializadas em suas áreas de atuação. Para participar, os interessados deverão comprovar residência em Santa Clara do Sul e assinar termo de compromisso no ato da inscrição, concordando com as normas do programa. Como forma de incentivo, o município poderá subsidiar de 50% a 100% do valor total da formação, desde que o inscrito frequente e conclua o curso.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o Educação Para Todos é um programa transformador que trará muitos benefícios à população. “O objetivo é de que toda a comunidade tenha a oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente. Acredito que a educação e o constante aperfeiçoamento profissional são as alternativas mais eficazes para nos desenvolvermos, conquistarmos os nossos objetivos e sermos mais felizes”, enfatiza o prefeito.

Programa atua em três áreas: escolarização, capacitação profissional e desenvolvimento humano