Programa qualificará os jovens do município

Oportunizar aos jovens de Santa Clara do Sul alternativas de capacitação e aprimoramento das suas competências pessoais e profissionais. É com este propósito que o governo municipal lançou o 1º Programa de Qualificação da Juventude nessa terça-feira, dia 23, durante a programação da 17ª Feira do Livro. O evento teve a palestra “O Futuro da Juventude do Município”, buscando motivar e incentivar os jovens a aderirem à iniciativa.

Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o programa prevê uma série de oficinas voltadas à preparação ao mercado de trabalho. Entre os temas a serem abordados estão autoconhecimento e relacionamento, relações comerciais e liderança.

Estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Clara, Marta Jiovana Huppes, 16 anos, é uma das mais entusiasmadas com a possibilidade de ampliar seus conhecimentos. Para ela, trata-se de uma oportunidade singular para a juventude do município, principalmente pelo fato dessas oficinas auxiliarem a definir futuras profissões. “Quanto mais ocupações os jovens tiverem, menos tempo sobrará para pensarem em coisas ruins e que não agregam para suas vidas”, menciona.

Segundo a diretora do Senac de Lajeado, Etiene Azambuja, essa é uma proposta inovadora e que gerará resultados importantes aos estudantes e, consequentemente, ao município. Antes de iniciar as oficinas, ela adianta que será feito um trabalho de pesquisa e escuta dos jovens para personalizar os temas às suas expectativas e necessidades. “É essencial que as administrações municipais se preocupem e desenvolvam iniciativas que beneficiem a juventude”, observa.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, enaltece a oportunidade que os jovens terão a partir dessa parceria entre governo municipal e Senac de se prepararem para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e competitivo. “Muito importante essa iniciativa do município de oferecer desenvolvimento para todos os públicos, desde as crianças até os idosos”, salienta.

Heinen também destaca o envolvimento do Conselho Municipal da Juventude, que foi um dos responsáveis pela idealização do programa. Segundo ele, a qualificação é fundamental para formar cidadãos de bem e que tenham um futuro mais promissor.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o programa de qualificação da juventude vem ao encontro da missão do governo municipal, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. “Essa iniciativa se soma a outros programas de qualificação já realizados no município, como o Santa Clara Tem Valor, o Santa Clara Mais Saudável, o Jovem Empreendedor Primeiros Passos e o de Inteligência Emocional”, frisa.

Kohlrausch enfatiza a importância do aprendizado constante e de aproveitar as oportunidades para a evolução pessoal e profissional. “Mais do que o diploma, o mercado de trabalho tem exigido pessoas realmente qualificadas nas suas áreas de atuação. Não adianta apenas ter carteira de habilitação. É preciso saber dirigir”, exemplifica.

Para viabilizar a iniciativa, o Executivo investirá em torno de R$ 32 mil para a qualificação de até 60 jovens em três módulos. As oficinas serão oferecidas de maneira gratuita. A próxima etapa terá a realização de uma pesquisa de interesse a partir da qual será definido o formato das capacitações.


Mais de cem jovens do município acompanharam o lançamento do programa nessa terça-feira, dia 23

0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon