Programa qualificará os jovens do município

Oportunizar aos jovens de Santa Clara do Sul alternativas de capacitação e aprimoramento das suas competências pessoais e profissionais. É com este propósito que o governo municipal lançou o 1º Programa de Qualificação da Juventude nessa terça-feira, dia 23, durante a programação da 17ª Feira do Livro. O evento teve a palestra “O Futuro da Juventude do Município”, buscando motivar e incentivar os jovens a aderirem à iniciativa.

Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o programa prevê uma série de oficinas voltadas à preparação ao mercado de trabalho. Entre os temas a serem abordados estão autoconhecimento e relacionamento, relações comerciais e liderança.

Estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Clara, Marta Jiovana Huppes, 16 anos, é uma das mais entusiasmadas com a possibilidade de ampliar seus conhecimentos. Para ela, trata-se de uma oportunidade singular para a juventude do município, principalmente pelo fato dessas oficinas auxiliarem a definir futuras profissões. “Quanto mais ocupações os jovens tiverem, menos tempo sobrará para pensarem em coisas ruins e que não agregam para suas vidas”, menciona.

Segundo a diretora do Senac de Lajeado, Etiene Azambuja, essa é uma proposta inovadora e que gerará resultados importantes aos estudantes e, consequentemente, ao município. Antes de iniciar as oficinas, ela adianta que será feito um trabalho de pesquisa e escuta dos jovens para personalizar os temas às suas expectativas e necessidades. “É essencial que as administrações municipais se preocupem e desenvolvam iniciativas que beneficiem a juventude”, observa.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, enaltece a oportunidade que os jovens terão a partir dessa parceria entre governo municipal e Senac de se prepararem para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e competitivo. “Muito importante essa iniciativa do município de oferecer desenvolvimento para todos os públicos, desde as crianças até os idosos”, salienta.

Heinen também destaca o envolvimento do Conselho Municipal da Juventude, que foi um dos responsáveis pela idealização do programa. Segundo ele, a qualificação é fundamental para formar cidadãos de bem e que tenham um futuro mais promissor.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o programa de qualificação da juventude vem ao encontro da missão do governo municipal, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. “Essa iniciativa se soma a outros programas de qualificação já realizados no município, como o Santa Clara Tem Valor, o Santa Clara Mais Saudável, o Jovem Empreendedor Primeiros Passos e o de Inteligência Emocional”, frisa.

Kohlrausch enfatiza a importância do aprendizado constante e de aproveitar as oportunidades para a evolução pessoal e profissional. “Mais do que o diploma, o mercado de trabalho tem exigido pessoas realmente qualificadas nas suas áreas de atuação. Não adianta apenas ter carteira de habilitação. É preciso saber dirigir”, exemplifica.

Para viabilizar a iniciativa, o Executivo investirá em torno de R$ 32 mil para a qualificação de até 60 jovens em três módulos. As oficinas serão oferecidas de maneira gratuita. A próxima etapa terá a realização de uma pesquisa de interesse a partir da qual será definido o formato das capacitações.

Mais de cem jovens do município acompanharam o lançamento do programa nessa terça-feira, dia 23