Programa Educação para Todos está com quatro cursos em andamento e inicia EJA nesta quarta-feira

Com quatro cursos em andamento, o programa Educação para Todos segue com inscrições abertas para os cursos EJA Ensino Fundamental online, que inicia nesta quarta-feira, 28, e Corte e Costura Avançado, previsto para 5 de outubro.

O programa iniciou em 1º de julho e atualmente está com 65 alunos frequentando os cursos de Educação Financeira, Inglês Básico, Confeitaria e Qualificando o Atendimento, em aulas realizadas na Escola Professor Sereno Afonso Heisler. Além disso, cerca de 100 alunos e professores do ensino médio estão participando de palestras preparatórias do Fênix Vestibulares.

De acordo com a coordenadora Jordana Heisler, o programa tem chamado a atenção pela qualidade dos cursos e engajamento dos participantes. “Além das atividades realizadas em aula, os alunos têm praticado o conhecimento no trabalho e em casa, demonstrando motivação e participação nos conteúdos desenvolvidos”, destaca.

A jovem Fernanda Hoffmann, 14 anos, se diz empolgada com as aulas de Inglês Básico, realizadas em terças e quintas-feiras à noite. “Sempre tive muito interesse em inglês, inclusive já tinha me informado sobre outros cursos, mas eram muito caros. Eu achei incrível quando a prefeitura anunciou a oportunidade e logo me inscrevi”, salienta a estudante do 9º ano. “Estou aprendendo muitas coisas novas e diferentes, em especial pela técnica que o professor utiliza nas aulas, que fixa o aprendizado na nossa cabeça”, afirma.

Casal que estuda e aprende junto é o lema de Jordani Joel Wandephul, 37 e Joice Maria Locatelli, 28, profissionais das áreas da construção civil e costura. Os dois estão cursando Confeitaria, como oportunidade de aprendizado de uma nova atividade, inicialmente aplicada na produção caseira de salgados e doces para a família. “É muito boa a iniciativa do município em promover esses cursos de uma forma que podemos participar e aprender algo diferente”, ressalta Jordani.

A empresária Aline Maria Bieger, 37, está cursando Educação Financeira e garante que a experiência está excelente. “Professora e conteúdo muito bons, com ótimas dicas e aprendizado. Todo tipo de conhecimento é válido e nos engrandece como ser humano. Nosso governo e gestão são maravilhosos, temos uma qualidade de vida incrível na nossa cidade”, afirma.

O Educação Para Todos é uma realização do Governo de Santa Clara do Sul, em parceria com instituições de ensino. O programa é guiado pelos eixos de escolarização, capacitação profissional e desenvolvimento humano, estimulando a educação continuada. Esta primeira etapa oferece 14 opções diferenciadas de qualificação profissional e pessoal, com 75 a 100% de subsídio do Poder Público.

“Acreditamos na educação e no poder que ela tem de transformar a vida das pessoas, sendo o principal alicerce para nos desenvolvermos, conquistarmos nossos objetivos e sermos mais felizes”, salienta o Prefeito Paulo Kohlrausch.