Programação especial estimula a inclusão

Show de mágica e viagem à Serra Gaúcha integram pessoas com deficiência e familiares

Sentado numa posição privilegiada em frente ao palco do Salão Paroquial, Aloísio Lauri Kunz, 58 anos, aguardava com ansiedade as atrações que se sucederiam por ocasião do evento alusivo à Semana Especial da Pessoa com Deficiência e Familiares. Sabia que aquela terça-feira, 19 de agosto, representaria não apenas uma oportunidade para confraternizar com amigos, mas um momento de inclusão num mundo muitas vezes insensível às diferenças.

Portador de Síndrome de Down, Pive, como é popularmente conhecido na comunidade onde mora, em Nova Santa Cruz, era um dos mais entusiasmados com a Festa da Família realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Assim como ele, outras pessoas com deficiência, atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a cada 14 dias, assistiram à programação especial organizada pelo município. “O Pive adora participar dos encontros”, salienta a irmã Loreta, que faz questão de sempre acompanhá-lo.

No evento da semana, Pive pôde apreciar várias atrações, como a apresentação do mágico Carlos Ruschel e a presença da intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Regina Celia Ogliari, além de receber a bênção do padre Zeno Graef. Dezenas de pessoas acompanharam as atividades, entre portadores de deficiência (PCDs) e seus cuidadores, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e autoridades municipais.

Na quinta-feira, dia 21, os PCDs e seus familiares participaram de mais uma atividade, desta vez na Serra Gaúcha, onde fizeram um passeio de “Maria Fumaça” com saída em Bento Gonçalves e chegada em Garibaldi. “Queremos melhorar ainda mais o atendimento na Assistência Social, por isso foi criada a secretaria. O trabalho dos funcionários faz a diferença”, citou a secretária Helena Herrmann, que assumiu o cargo na semana passada.

Hoje, 11 PCDs e seus respectivos familiares são atendidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Os encontros com os mais dependentes ocorrem toda a terça-feira de manhã, por uma hora, no ginásio de esportes. Os demais se reúnem a cada 14 dias no CRAS.

Fotos Rafael Simonis

PCDs e familiares acompanharam de forma atenta as atrações do evento realizado nessa terça-feira

Apresentação do mágico Carlos Ruschel chamou a atenção do público

Evento teve a presença da intérprete de Libras, Regina Celia Ogliari (d)