Programação especial estimula a inclusão

Show de mágica e viagem à Serra Gaúcha integram pessoas com deficiência e familiares


Sentado numa posição privilegiada em frente ao palco do Salão Paroquial, Aloísio Lauri Kunz, 58 anos, aguardava com ansiedade as atrações que se sucederiam por ocasião do evento alusivo à Semana Especial da Pessoa com Deficiência e Familiares. Sabia que aquela terça-feira, 19 de agosto, representaria não apenas uma oportunidade para confraternizar com amigos, mas um momento de inclusão num mundo muitas vezes insensível às diferenças.


Portador de Síndrome de Down, Pive, como é popularmente conhecido na comunidade onde mora, em Nova Santa Cruz, era um dos mais entusiasmados com a Festa da Família realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Assim como ele, outras pessoas com deficiência, atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a cada 14 dias, assistiram à programação especial organizada pelo município. “O Pive adora participar dos encontros”, salienta a irmã Loreta, que faz questão de sempre acompanhá-lo.


No evento da semana, Pive pôde apreciar várias atrações, como a apresentação do mágico Carlos Ruschel e a presença da intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Regina Celia Ogliari, além de receber a bênção do padre Zeno Graef. Dezenas de pessoas acompanharam as atividades, entre portadores de deficiência (PCDs) e seus cuidadores, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e autoridades municipais.


Na quinta-feira, dia 21, os PCDs e seus familiares participaram de mais uma atividade, desta vez na Serra Gaúcha, onde fizeram um passeio de “Maria Fumaça” com saída em Bento Gonçalves e chegada em Garibaldi. “Queremos melhorar ainda mais o atendimento na Assistência Social, por isso foi criada a secretaria. O trabalho dos funcionários faz a diferença”, citou a secretária Helena Herrmann, que assumiu o cargo na semana passada.


Hoje, 11 PCDs e seus respectivos familiares são atendidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Os encontros com os mais dependentes ocorrem toda a terça-feira de manhã, por uma hora, no ginásio de esportes. Os demais se reúnem a cada 14 dias no CRAS.


Fotos Rafael Simonis



PCDs e familiares acompanharam de forma atenta as atrações do evento realizado nessa terça-feira

Apresentação do mágico Carlos Ruschel chamou a atenção do público

Evento teve a presença da intérprete de Libras, Regina Celia Ogliari (d)

0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon