Professores participam de formação pedagógica

A Secretaria de Educação promove uma série de atividades de formação pedagógica aos professores da rede municipal de ensino visando ao retorno das aulas, previsto para a próxima segunda-feira, dia 18.

O objetivo é alinhar o ano letivo e o modelo pedagógico, possibilitar momentos de integração e, sistematicamente, aperfeiçoar a atuação dos profissionais da área. Os trabalhos envolvem os 40 educadores que atuam na pré-escola e no Ensino Fundamental.

A formação começou no dia 6 de fevereiro, quando os professores tiveram a oportunidade de participar de um dia de confraternização no Sítio Moinhos do Campo, em Bom Retiro do Sul.

Também ocorreram reuniões para debate das atividades relacionadas à Escola da Inteligência, programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), currículo adaptado, planos de trabalho, orientações com fonoaudióloga e psicopedagoga, além de um treinamento com a Solis sobre modernização e informatização dos dados referentes à rotina e documentos escolares.

A coordenadora pedagógica Edilaine Iensen salienta que a formação esteve voltada ao cuidado do professor. “Todo início de ano é marcado por ansiedade e expectativas. Por isso, optou-se por um momento mais agradável a todos”, observa.

De acordo com o secretário de Educação, Mauro Heinen, as atividades tiveram como propósito principal valorizar o professor e trabalhar o espírito de equipe. “Nós temos um grupo de profissionais muito qualificado e comprometido com o município, o que tem gerado resultados positivos em sala de aula”, frisa.

Em 2018, o investimento médio por aluno foi de R$ 750,00 ao mês. Para este ano, em torno de 700 estudantes estão matriculados na rede municipal de ensino, dos quais 584 terão aula em turno integral.