Produtores devem vacinar rebanho contra aftosa até o fim do mês

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre no município até o dia 31 de maio. A aplicação das doses é obrigatória para os bovinos e bubalinos de todas as idades, tendo como objetivo proteger o rebanho gaúcho contra essa doença contagiosa e responsável por diversos prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

As doses necessárias para a vacinação do rebanho devem ser compradas em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI). Depois, os produtores precisam comprovar a imunização no Posto Veterinário, situado no Departamento Municipal da Agricultura, por meio da Nota Fiscal de compra.

Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/15. Já a declaração dos animais vacinados deverá ser feita até o dia 7 de junho. Mais informações no Departamento Municipal da Agricultura ou pelo telefone (51) 3782-2265.