Produtores de alimentos agroecológicos participam de capacitação na Embrapa

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Rural, com o apoio da Emater-RS/Ascar, promoveu a ida de 20 famílias para o evento de capacitação realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Pelotas, no início de dezembro. O “XII Dia de Campo em Agroecologia” atraiu em torno de 600 produtores na Estação Experimental Cascata.


Empreendedores de outros países, como Chile e Equador, também estiveram presentes.


Conforme o secretário municipal de Infraestrutura, Edson Mallmann, a parceria formada com a Embrapa é fundamental para o avanço do Programa de Agroecologia “Santa Clara Mais Saudável”, que é desenvolvido no município desde julho. “A Embrapa é um centro de conhecimento e tecnologia, e a gente tem como adaptar para nossa realidade”, salienta.


As famílias que participaram da qualificação visitaram dez estações diferentes. Os agricultores tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas de produção de variedades como feijão, batata-doce, cana-de-açúcar, arroz irrigado e noz-pecã, uso de bioinsumos e agrominerais e sobre a legislação ambiental.


Alguns desses aprendizados já foram colocados em prática, como é o caso de Elson Allgayer, produtor de hortaliças. “Já fiz mudas a partir das técnicas aprendidas. Há, sim, a possibilidade de implantar esses projetos. Dá para se aproveitar aqui o que fazem lá”, comenta. Elson ressaltou, também, o projeto de irrigação por energia solar apresentado durante o Dia de Campo. “Trata-se de uma possibilidade sustentável e necessária”, frisa.


Para a produtora Helena Lenhardt, que esteve pela primeira vez na Embrapa, a capacitação foi motivadora e importante. “Estou apenas começando. Não tenho muito conhecimento. O que aprendi foi com a ajuda das qualificações oferecidas pelo município”, comenta.


Helena acredita que produzir alimentos livres de agrotóxicos é essencial para uma vida saudável, sendo necessário coragem e determinação. A agricultora pretende diversificar o plantio com o tempo. “Gosto de fazer isso porque é algo que nos faz bem, é algo saudável”. E enfatiza: “Por alimentos mais saudáveis para as nossas crianças”.


O programa


O Santa Clara Mais Saudável possibilita a reeducação alimentar, geração de renda aos agricultores, sucessão rural e fortalecimento da economia do município. Com início em julho, o programa tem a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Desenvolvimento Social; Embrapa; Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).


No momento os produtores credenciados estão em fase de capacitação e início da produção de hortaliças e frutíferas agroecológicas. Em um primeiro momento, esses alimentos serão fornecidos às escolas do município. A meta é que em 2018, 100% da merenda escolar seja sem agroquímicos.

1 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon