Produtores ampliam o cultivo de alimentos orgânicos

Incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis no município. É com este propósito que o governo municipal implementou o programa Santa Clara Mais Saudável em junho de 2017. Passados três anos, a iniciativa se fortaleceu e hoje oportuniza vários benefícios à população e garante renda a 20 famílias que participam diretamente do programa.


No momento, vários produtores estão investindo na ampliação da estrutura em suas propriedades. São mais de mil metros quadrados de estufas em construção com o objetivo de aumentar a diversidade de produtos e possibilitar o cultivo em praticamente todas as épocas do ano.


Marcelo Eckhardt, de Nova Santa Cruz, iniciou a construção da terceira estufa. A estrutura terá 600m² e será usada principalmente para cultivar tomates, physalis e outras variedades ainda pouco produzidas no município. Outro investimento previsto é na produção de uvas, numa área aproximada de 6 mil metros quadrados.


Outro integrante do programa que investe na implantação de uma estufa em sua propriedade é o produtor Elson Allgayer. As obras na estrutura de 200m² já estão em andamento. “Entre os produtos que quero plantar na estufa estão alface, rúcula, tomate, beringela, pimentão, morango, physalis, pepino e vagem”, informa Allgayer, cujo investimento possibilitará uma maior sazonalidade e variedade de produtos.


Morador de Sampainho, José Lir da Silva está construindo uma estufa com mais de 300m² de área. O intuito é produzir tomate e pimentão o ano inteiro e com uma qualidade ainda maior. Na comunidade vizinha, em Sampaio, o produtor André Stölben também investe na ampliação e diversificação do cultivo. Além de morangos, a família está apostando na produção de hortaliças.


De acordo com a coordenadora do programa Santa Clara Mais Saudável, Daiana Bald, esses investimentos são um reflexo do fortalecimento da produção orgânica no município. “O cultivo em estufas, num ambiente protegido, ameniza os problemas da sazonalidade das hortaliças e permite ao produtor cultivar com uma qualidade ainda maior, em qualquer época, obtendo melhor remuneração na atividade”, observa.

Feira de orgânicos


A partir desta semana, a Feira de Agricultores Agroecologistas passa a atender também nas terças-feiras em caráter experimental, das 16h às 18h30min, ao lado do ginásio municipal. A feira ainda funciona aos sábados, das 8h30min às 12h. “O objetivo é oportunizar que todos tenham acesso aos alimentos orgânicos produzidos pelos nossos produtores rurais”, ressalta Daiana.


Além de morangos, família Stölben aposta na produção de hortaliças em Sampaio
Allgayer está investindo na construção de uma estufa de 200² em sua propriedade

71 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon