Procura por livros aumenta quase 100%

Renovação do acervo bibliográfico elevou o número de obras retiradas na biblioteca


O número de livros retirados na biblioteca pública municipal subiu para 590 exemplares nos últimos 30 dias. O índice é quase 100% maior que o registrado nos meses anteriores, quando uma média de 300 obras literárias deixavam as prateleiras do prédio situado no centro da cidade.


Segundo a responsável pela biblioteca, Caroline Winck, o aumento de leitores se deve, sobretudo, à renovação do acervo bibliográfico. No total houve um acréscimo de mais de 300 livros a partir de uma iniciativa da Câmara de Vereadores, que repassou R$ 10 mil para o Executivo efetuar a compra de novos exemplares.


Entre os livros adquiridos estão os de autores consagrados, tanto em âmbito nacional como internacional. Destaque para Dan Brown, Jim Benton, Jeff Kinney, Nora Roberts, L.J. Smith, Leticia Wierzchowsky, Augusto Cury, Zibia Gasparetto, Martha Medeiros, David Coimbra, Clarice Lispector, Sergio Napp, Léia Cassol e Moacyr Scliar.


No momento, a biblioteca tem 5.657 obras literárias à disposição da comunidade. Entre as mais procuradas estão as de literatura infanto-juvenil e de literatura adulta, com destaque para os romances. O atendimento ocorre das 10h às 12h e das 13h às 17h de segunda a quinta-feira, bem como das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia, nas sextas-feiras.



Estímulo à leitura


As amigas Maiara Luisa Reitel e Schaiane Emanuele Froder Von Müller, 11 anos, aproveitaram a manhã de segunda-feira para retirar livros na biblioteca. Uma rotina semanal que fazem questão de preservar. Ambas escolheram obras de Jim Benton, da série Querido Diário Otário. “Gostamos muito de ler, pois assim aprendemos a escrever melhor e estimulamos a nossa imaginação”, salientam as alunas da Escola Estadual Santa Clara.


De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, a compra de novos livros vem ao encontro do programa Santa Clara Mais Leitor, lançado em maio do ano passado, cujo objetivo é aguçar o senso crítico da população. “Trata-se de mais uma ferramenta de crescimento pessoal e profissional que o município oferece para a comunidade. A leitura aumenta o conhecimento das pessoas, o que gera desenvolvimento a Santa Clara do Sul”.


Hermes elogia a iniciativa da presidente do Legislativo em 2013, Helena Herrmann, por ter sugerido o repasse de R$ 10 mil à administração municipal e ao presidente atual, Mauro Heinen, por dar seguimento neste ano. A renovação do acervo da biblioteca se junta a outras ações do programa, como a elaboração de dois livros sobre o município e de um jornal escolar.



Fotos Rafael Simonis




Maiara e Schaiane aproveitam a chegada de novos livros para intensificar a leitura

Biblioteca conta com 5.657 exemplares, dos quais 300 foram comprados há um mês

23 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon