Primeira audiência para discutir Plano de Saneamento Básico ocorre no fim do mês

O Executivo convida a comunidade a participar da primeira audiência pública que discutirá o Plano Municipal de Saneamento Básico. A reunião ocorre no próximo dia 29, segunda-feira, no Salão Paroquial, a partir das 19h30min. Na ocasião, a empresa Lógica Soluções Ambientais, contratada por meio do Consórcio G8 para elaborar o plano, fará uma explanação sobre a realidade constatada no município até o momento e dará orientações técnicas, em parceria com a equipe do Departamento Municipal do Meio Ambiente. Também haverá a presença de representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Ministério Público de Lajeado.

Trata-se de uma oportunidade para os moradores exporem suas dúvidas, opinarem, discutirem as propostas e refletirem sobre as metas do plano em conjunto com os envolvidos na sua elaboração. Depois do centro, a localidade a ser visitada será Nova Santa Cruz. A audiência ocorrerá no dia 9 de outubro, às 9h, na sede do EC Cruzeiro. Os encontros terão a participação de alunos das escolas do município, que são parceiras no projeto.Segundo a coordenadora do Comitê Executivo, Carina Stein, há seis urnas espalhadas pela cidade para que a população possa dar sugestões sobre os quatro eixos que englobam o plano: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. “A participação das pessoas é muito importante nessa fase de desenvolvimento do plano, pois são discutidas as propostas de melhorias que beneficiarão a vida da comunidade”.As urnas estão situadas no Centro Administrativo, na Escola Estadual, na Unidade Básica de Saúde, na Secretaria de Assistência Social e Habitação e na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo. Os interessados também podem acessar o site da prefeitura .

Na próxima semana serão feitas visitas aos colégios para divulgar detalhes do plano.

O Plano de Saneamento Básico é um conjunto de medidas a serem tomadas para assegurar os serviços considerados indispensáveis à comunidade, a fim de prevenir doenças, minimizar a poluição e promover uma política pública e ambiental de qualidade, garantindo o bem-estar da população.

Foto Rafael Simonis